Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Cidade aprova lei para reduzir tempo de tela e estimular convivência familiar
Notícias

Cidade aprova lei para reduzir tempo de tela e estimular convivência familiar

Medida recomenda limite de duas horas diárias no uso de dispositivos digitais, mas não prevê punições para quem ultrapassar

130

Tempo de tela – A cidade de Toyoake, no Japão, aprovou uma lei que recomenda aos moradores limitar o uso de celulares e outros dispositivos digitais a, no máximo, duas horas por dia. A medida entrou em vigor nesta quarta-feira (1) e coloca o município entre os primeiros do mundo a tentar reduzir o tempo de exposição às telas por meio de uma iniciativa oficial.

Com cerca de 68 mil habitantes, Toyoake está localizada em uma área de subúrbio industrial. O projeto foi apresentado pelo prefeito e aprovado pela Assembleia Municipal por 12 votos a 7. O tempo estabelecido não inclui atividades escolares nem profissionais, restringindo-se ao período livre dos moradores.

LEIA: Embriões humanos são criados a partir de fecundação de células da pele

Segundo o prefeito, a intenção não é fiscalizar, mas incentivar mudanças de comportamento dentro das casas. “É muito triste terminar o dia olhando para o smartphone o tempo todo em casa. Espero que os cidadãos mudem de comportamento”, disse ele.

A lei tem caráter mais simbólico do que obrigatório: não haverá monitoramento do tempo de uso nem aplicação de penalidades. Mesmo assim, autoridades acreditam que o peso da pressão social no Japão pode estimular que os moradores sigam a recomendação, optando por mais horas de sono e momentos de convivência familiar.

A proposta, no entanto, dividiu opiniões. Enquanto alguns apoiam a iniciativa como uma tentativa de melhorar a qualidade de vida, outros enxergam interferência excessiva do governo na esfera pessoal. A prefeitura já recebeu centenas de telefonemas e mensagens com críticas, e uma petição online pede a revogação da medida.

O prefeito, que é pai de duas crianças de 7 e 10 anos, afirmou não se intimidar com as reações negativas. “Não me importo nem um pouco em enfrentar críticas. Só quero que as famílias tenham mais tempo para se comunicar e que mais pessoas durmam mais”, declarou.

(Com informações de g1)
(Foto: Reprodução/Freepik/Reshetnikov_art)

Posts relacionados

China cria máquina que gera 1.900 vezes a gravidade da Terra para simular desastres

Nova centrífuga permite reproduzir em laboratório fenômenos como terremotos e rompimentos de...

Teste com robô armado expõe falha de segurança em sistemas de IA

Mudança em comando fez com que robô ignorasse protocolos de segurança e...

Folha de espinafre vira base para coração humano produzido em laboratório

Estrutura natural da planta parecida com rede de veias humanas permitiu a...

Satélite militar espanhol sai de operação após colisão no espaço

Equipamento avaliado em 2 bilhões de euros foi atingido por uma partícula...