Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Cientistas criam sangue humano em laboratório usando células-tronco
Notícias

Cientistas criam sangue humano em laboratório usando células-tronco

Sangue é produzido por estruturas semelhantes a embriões criadas em laboratório a partir de células humanas

193

Células-tronco – Pesquisadores da Universidade de Cambridge desenvolveram um método inédito para recriar sangue humano em laboratório. O estudo, publicado na revista Cell Reports, descreve como a equipe conseguiu imitar o processo natural de formação de sangue observado em embriões, utilizando células-tronco humanas.

A técnica permite produzir estruturas tridimensionais semelhantes a embriões, batizadas de “hematoides”. A partir delas, é possível observar os estágios iniciais do desenvolvimento humano sem recorrer a óvulos ou espermatozoides, um avanço importante para a ciência.

LEIA: Escalada das fraudes no Brasil impulsiona uso de IA na proteção

Segundo o The Guardian, os hematoides levam cerca de dez dias para começar a produzir sangue. O processo é gradual: após dois dias, as células se organizam em três camadas fundamentais, ectoderme, mesoderme e endoderme, responsáveis pela formação dos órgãos e sistemas. Oito dias depois, surgem as primeiras células cardíacas pulsantes, e, por volta do décimo dia, aparecem as manchas vermelho-sangue.

“Foi um momento emocionante quando a cor vermelho-sangue apareceu, era visível até a olho nu”, conta Jitesh Neupane, primeiro autor do estudo.

Além de ajudar a compreender melhor a formação do sangue humano, a técnica pode ter aplicações médicas amplas. Como as células-tronco usadas podem ser obtidas de qualquer célula do corpo, o método abre a possibilidade de produzir sangue totalmente compatível com o paciente, reduzindo o risco de rejeição em transfusões ou terapias regenerativas.

“Embora ainda esteja em estágios iniciais, a capacidade de produzir células sanguíneas humanas em laboratório marca um passo significativo em direção a futuras terapias regenerativas”, afirma Azim Surani, autor sênior do artigo.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução)

Posts relacionados

Alerta aponta para risco de pancreatite causada pelo uso de canetas emagrecedoras

Autoridade sanitária do Reino Unido reforça a necessidade de acompanhamento médico no...

Fábrica de semicondutores da USP inova para acelerar inovação

Projeto reúne universidade, indústria e setor produtivo para fortalecer a soberania tecnológica...

Saque-aniversário do FGTS: Governo libera R$ 4,6 bi para pagamentos

Pagamento da segunda parcela de saldos retidos beneficiará mais de 820 mil...

Funcionários da Ubisoft anunciam greve após fim do home office

Cinco sindicatos franceses organizam greve de três dias em protesto contra mudanças...