Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Entenda
Notícias

Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Entenda

Corpus Christi é uma celebração móvel da Igreja Católica, ocorrendo 60 dias após o Domingo de Páscoa

236

Feriado – Nesta quinta-feira (19) será celebrado o Corpus Christi. Ao contrário do que muitos pensam, a data não é feriado nacional, mas ponto facultativo. Isso significa que, na maioria das localidades, as empresas não são obrigadas a liberar seus funcionários. Ou seja, a decisão de paralisar ou não as atividades fica a cargo de cada organização.

A regra muda em municípios que aprovaram leis locais estabelecendo a data como feriado municipal, como é o caso de Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Maceió (AL), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES).

LEIA: Alemanha vai adotar softwares de código aberto no setor público

No Distrito Federal a data é ponto facultativo. Portanto, a possibilidade de “emendar” a sexta-feira e garantir um descanso prolongado depende exclusivamente da autorização de cada empregador.

“Corpus Christi” vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. Trata-se de uma celebração móvel da Igreja Católica, ocorrendo 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade. A tradição católica marca este dia como o da instituição da Eucaristia por Jesus Cristo.

Conforme a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a data celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho”.

A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV em 8 de setembro de 1264, por meio da bula papal “Transiturus”. O documento oficializou a data e concedeu indulgências aos fiéis que participassem da missa.

Relatos históricos indicam que o Papa encarregou o filósofo e teólogo italiano São Tomás de Aquino (1225-1274) de elaborar os textos litúrgicos (“ofício”) para a solenidade.

A morte de Urbano IV, poucos meses após a instituição (outubro de 1264), atrasou a adoção plena das celebrações e Corpus Christi só se consolidou décadas mais tarde, após ser reafirmada pelo Concílio de Vienne em 1311.

Uma forma tradicional de comemoração é a procissão, simbolizando a caminhada do “povo de Deus”. Em Portugal, o dia também é chamado de “Corpo de Deus”, com procissões que igualmente ocorrem em várias cidades brasileiras. Em algumas localidades do Brasil, há o costume de enfeitar as ruas com elaborados “tapetes” feitos de serragem colorida e outros materiais.

(Com informações de BBC)
(Foto: Reprodução/Agência Brasil/Paulo Pinto)

Posts relacionados

Brasil melhora posição em ranking global de competitividade digital

Relatório indica evolução em tecnologia, conhecimento e preparo para desafios do futuro

Entenda impactos da Reforma Administrativa nas empresas públicas de TI

Acompanhe o debate ao vivo, envie perguntas e contribua para o fortalecimento...

Isenção de IR até R$ 5 mil será sancionada na próxima semana

Especialistas projetam crescimento econômico, alívio nas dívidas e queda na desigualdade com...

IBM prepara demissões em escala global, afetando milhares de trabalhadores

Empresa afirma que medida faz parte de um “rebalanceamento” de sua força...