Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Empresa acusada de violar direitos autoriais para treinar IA é absolvida nos EUA
TI

Empresa acusada de violar direitos autoriais para treinar IA é absolvida nos EUA

Decisão considerou “uso justo” treinamento feito pela Anthropic com livros adquiridos legalmente; utilização de material pirata terá novo julgamento

203

IA – Em um processo movido por autores, um juiz federal americano decidiu que a Anthropic, empresa por trás da IA Claude, não violou direitos autorais ao treinar seus modelos com livros adquiridos legalmente. A sentença, proferida pelo juiz William Alsup na segunda-feira (23), enquadrou a prática na doutrina de “uso justo”.

Contudo, o juiz determinou um julgamento separado para investigar acusações de que a Anthropic utilizou livros pirateados obtidos na internet em sua biblioteca, mesmo que não diretamente no treinamento. A ação inicial acusava a empresa de usar ilegalmente “centenas de milhares de obras protegidas”.

LEIA: Satélite da NASA inativo por décadas emite pulso que intriga astrônomos

Em sua análise, o juiz Alsup argumentou que os modelos de linguagem não reproduzem elementos criativos originais. “A queixa dos autores não é diferente do que seria se eles reclamassem que treinar crianças em idade escolar para escrever bem resultaria em uma explosão de obras concorrentes”, escreveu. Ele classificou o uso como distinto o suficiente para se enquadrar no uso justo.

A decisão foi categórica ao não absolver a empresa quanto ao suposto uso de cópias piratas, que terá um julgamento separado. “O fato de a Anthropic ter comprado posteriormente uma cópia de um livro que havia roubado da internet não a absolverá da responsabilidade pelo roubo, mas pode afetar a extensão dos danos estatutários”, destacou o juiz.

Outros processos judiciais

Recentemente, a empresa Reddit moveu um processo judicial contra a Anthropic por utilização de conteúdo da plataforma sem autorização para treinar o modelo de IA Generativa, Claude. No processo, o Reddit alega que a Anthropic tentou acessar dados do Reddit mais de 100 mil vezes por dia desde julho de 2023.

Apesar da decisão do juiz estabelecer um precedente para o treinamento com material legal, a decisão mantém sob julgamento a prática de incorporar dados obtidos ilegalmente. Outros casos semelhantes, como o do The New York Times contra a OpenAI e a Microsoft, continuam em curso e poderão definir limites legais mais amplos.

(Com informações de The Verge e CNBC)
(Foto: Reprodução/Freepik/GPXBISHALPIX)

Posts relacionados

Vendas da Tesla na Califórnia podem ser suspensas por marketing enganoso

Órgão regulado do estado acolheu recomendação disciplinar contra a montadora de Elon...

Invasão hacker expõe esquema de contas falsas para promover produtos no TikTok

Ataque acessou celulares da Doublespeed, que utiliza personagens criados por inteligência artificial...

TI

Saiba os cinco golpes digitais mais comuns no fim de ano e como se proteger

Criminosos usam engenharia social e senso de urgência para roubar dados e...

TI

Ataques de ransomware caem, mas roubo de dados e estresse avançam no setor

Relatório mostra queda histórica na criptografia de dados, enquanto impactos emocionais e...