Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Ensino superior online supera número de alunos de cursos presenciais
Notícias

Ensino superior online supera número de alunos de cursos presenciais

Brasil registrou mais de 10 milhões de estudantes no ensino superior em 2024, com a maioria das matrículas concentrada em cursos online

19

Ensino superior online – O ensino superior brasileiro alcançou, em 2024, um marco histórico: pela primeira vez, a modalidade a distância superou os cursos presenciais, reunindo 50,7% das matrículas. Foram registrados mais de 10,2 milhões de estudantes matriculados, crescimento de 2,5% em relação ao ano anterior.

Os dados fazem parte do Censo da Educação Superior 2024, realizado pelo Inep. O levantamento mostra que, em uma década, o número de alunos no ensino superior cresceu 30,5%. Apenas no último ano, mais de 5 milhões ingressaram em cursos de graduação.

LEIA: IA atende pacientes e sugere diagnósticos em clínicas nos EUA

Educação a distância em expansão

Enquanto os cursos presenciais registraram queda de 0,5% nas matrículas entre 2023 e 2024, a educação a distância avançou 5,6%. Para o presidente do Inep, Manuel Palacios, a modalidade abriu oportunidades para estudantes que precisam conciliar trabalho e estudo.

“A educação a distância proporcionou a ampliação da oferta e atendeu estudantes que, de outra forma, não teriam acesso à educação superior”, afirmou.

Segundo ele, a regulamentação recente que define três formatos de cursos – presencial, semipresencial e EaD – deve impulsionar modelos intermediários, com polos mais estruturados e próximos do público. Hoje, a modalidade já está presente em 3.387 municípios, quase o dobro do registrado em 2014.

Perfil das matrículas

O bacharelado segue como principal tipo de graduação, com 60% das matrículas, seguido pelos cursos tecnológicos (20,2%) e licenciaturas (16,9%). No entanto, a maior expansão ocorreu justamente nos tecnológicos, que quase dobraram em dez anos.

Em relação à origem dos alunos, um terço dos concluintes do ensino médio em 2023 seguiu direto para o ensino superior no ano seguinte. Nas redes federal e privada, essa taxa foi superior à média nacional, chegando a 64% e 60%, respectivamente. Entre estrangeiros, destacam-se os estudantes africanos, especialmente angolanos, além de venezuelanos, que representam o maior contingente.

Instituições e cursos mais procurados

O Brasil conta atualmente com 2.561 instituições de ensino superior, sendo 2.244 privadas e 317 públicas. Juntas, as instituições privadas concentram quase 80% das matrículas, totalizando mais de 8 milhões de alunos.

Entre os cursos com maior número de ingressantes estão pedagogia (4,48 milhões), administração (4,40 milhões) e direito (3,49 milhões). Também se destacam contabilidade, enfermagem, sistemas de informação e psicologia. Em 2024, mais de 1,3 milhão de estudantes concluíram a graduação, com pedagogia, direito e administração novamente na liderança.

Corpo docente

O censo também revela mudanças no perfil dos professores. Na rede pública, o número de docentes cresceu 14,4% em dez anos, enquanto na rede privada houve queda de quase 20%. A média de idade é de 43 anos. Nas universidades públicas predominam os homens e os doutores; nas privadas, as mulheres e os mestres.

O regime de trabalho também difere: nas instituições públicas, prevalece a dedicação integral, enquanto na rede privada é mais comum o regime parcial.

(Com informações de Agência Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

Empresa centenária fecha as portas após ataque hacker

Invasores exploraram senha vulnerável de funcionário e paralisaram operações da companhia, que...

Trabalhadora surda receberá R$ 100 mil após sofrer assédio moral

Decisão judicial reconhece dano moral, destaca a importância da acessibilidade e reforça...

Golpe do “toque fantasma” usa pagamento por aproximação para enganar vítimas

Segundo especialistas, fraude utiliza engenharia social e aplicativos maliciosos para interceptar dados...

Proibição de celulares aumenta atenção dos alunos em sala, revela pesquisa

Nordeste lidera melhora no comportamento escolar, enquanto Sudeste e Centro-Oeste registram os...