Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Estreia do carro voador da Embraer pode ser antecipada
TI

Estreia do carro voador da Embraer pode ser antecipada

Mercado é considerado estratégico para o futuro da terceira maior fabricante de aviões do mundo.

178

Carro voador – A Embraer deve conquistar a certificação de sua aeronave elétrica em 2027, mas o novo presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Faierstein, afirmou à Reuters que o objetivo é alcançar essa meta um ano antes.

A Eve, subsidiária da Embraer dedicada à mobilidade aérea urbana, integra o grupo de companhias que trabalham no desenvolvimento de aeronaves movidas a bateria com capacidade de decolagem e pouso vertical, projetadas para viagens curtas. Esse mercado é considerado estratégico para o futuro da terceira maior fabricante de aviões do mundo.

LEIA: Governo prorroga consulta sobre Política Nacional de Data Centers

A Eve já acumula quase 3.000 intenções de compra antes mesmo de iniciar a produção. A empresa prevê colocar em operação sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVtol) em 2027, prazo que já sofreu adiamento em relação ao cronograma original.

Em entrevista concedida no domingo, Faierstein declarou que a agência busca acelerar o processo.

“Vamos trabalhar com 2027, mas nossa meta, nosso desejo, é ser em 2026”, disse ele, durante a Feira de Inovação da Organização da Aviação Civil Internacional, realizada em Montreal e que se encerra nesta segunda-feira.

Prioridade regulatória

Segundo o presidente da Anac, a certificação do eVtol é o principal foco da agência. No entanto, o calendário final dependerá da Embraer, já que “sua tecnologia precisa estar madura” para receber a aprovação.

A liberação comercial também está vinculada à construção de infraestrutura adequada, como vertiportos, além da modernização da rede elétrica e do gerenciamento do tráfego aéreo.

“Estamos focados na implantação no mercado, não apenas na certificação”, reforçou Faierstein.

O presidente-executivo da Embraer, Francisco Gomes Neto, declarou à Reuters no mês passado que a companhia mantém diálogo constante com a Anac e que todo o processo segue “bem controlado” até a certificação.

“Neste momento, o plano é final de 2027. A turma está toda empenhada e trabalhando com esse cronograma”, afirmou.

Desafios internacionais

De acordo com a Anac, a Eve possui cerca de 28 clientes em nove países. Essa internacionalização cria o desafio de alinhar regras entre diferentes autoridades aeronáuticas para permitir que os eVtols operem em rotas que cruzem fronteiras.

O regulador brasileiro pretende primeiro consolidar dados no país para, em seguida, compartilhar as informações com parceiros estrangeiros e com a Oaci (Organização da Aviação Civil Internacional), entidade da ONU que inicia sua assembleia trienal nesta terça-feira.

“Primeiro, estamos focados nos dados que estamos adquirindo no Brasil”, disse Faierstein. “Depois, compartilharemos os dados com a Oaci e outros países para harmonizar as regulamentações.”

Listada na Bolsa de Nova York desde 2022, a Eve recentemente recebeu novos aportes do BNDES e da própria Embraer. Entre os investidores privados que apoiam o projeto estão a United Airlines, a BAE Systems, a Nidec, a Thales e a Acciona.

(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

Vendas da Tesla na Califórnia podem ser suspensas por marketing enganoso

Órgão regulado do estado acolheu recomendação disciplinar contra a montadora de Elon...

Invasão hacker expõe esquema de contas falsas para promover produtos no TikTok

Ataque acessou celulares da Doublespeed, que utiliza personagens criados por inteligência artificial...

TI

Saiba os cinco golpes digitais mais comuns no fim de ano e como se proteger

Criminosos usam engenharia social e senso de urgência para roubar dados e...

TI

Ataques de ransomware caem, mas roubo de dados e estresse avançam no setor

Relatório mostra queda histórica na criptografia de dados, enquanto impactos emocionais e...