Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias EUA exige que candidatos a visto tenham redes sociais abertas
Notícias

EUA exige que candidatos a visto tenham redes sociais abertas

País passa a exigir perfis públicos para verificação "minuciosa" para identificar solicitantes que representam “ameaça à segurança nacional”

70

EUA – A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou nesta quarta-feira (25) que o governo americano passará a monitorar as redes sociais de candidatos a visto de estudante. Segundo comunicado, os solicitantes deverão manter seus perfis públicos para permitir uma verificação “abrangente e minuciosa” por autoridades migratórias.

A decisão ocorre no contexto de medidas mais rígidas de imigração anunciadas pelo governo do presidente Donald Trump, cumprindo promessa de campanha. A medida vale para candidatos aos vistos F (instituições acadêmicas, como universidades), M (instituições vocacionais) e J (intercâmbios educacionais e culturais, incluindo pesquisadores e professores).

LEIA: IBGE e Serpro lançam parceria para otimizar dados para órgãos federais

“Utilizamos todas as informações disponíveis durante a triagem para identificar solicitantes inadmissíveis, especialmente aqueles que representam ameaça à segurança nacional”, afirma o texto. O monitoramento visa identificar conteúdos “hostis aos Estados Unidos, seu governo, cultura, instituições ou princípios fundadores”.

A medida, formalizada pelo Departamento de Estado na semana passada, integra as condições para retomar a concessão de vistos – suspensa desde maio. Os consulados americanos no Brasil retomarão “em breve” o agendamento de entrevistas.

A embaixada enfatizou que a concessão de vistos é “acima de tudo uma decisão de segurança nacional”, exigindo “vigilância rigorosa”. O Departamento de Estado justificou a ação como necessária para “proteger os EUA e seus cidadãos”.

“Obter um visto para os EUA é um privilégio, não um direito”, declarou a representação diplomática. “Todos os solicitantes devem comprovar de forma credível sua elegibilidade incluindo a intenção de participar exclusivamente de atividades compatíveis com os termos de sua admissão.”

(Com informações de g1)
(Foto: Reprodução/Freepik/EyeEm)

Posts relacionados

Concursos com oportunidades em TI têm salários até R$ 26 mil

Editais para concursos em cinco estados já foram abertos, e outros oito...

Empresa de monitoramento terá de remover 400 câmeras instaladas sem permissão no Rio

Prefeitura afirma que empresa colocou os equipamentos em vias públicas sem obter...

Regras do Pix parcelado serão anunciadas em breve pelo BC

Pix parcelado visa ampliar acesso ao crédito, servindo como alternativa para os...

Idoso alucina e vai parar no hospital após seguir orientação do ChatGPT

Especialistas alertam inteligência artificial pode fornecer informações incorretas e descontextualizadas, especialmente na...