Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias EUA vetam WhatsApp em celulares do Congresso por riscos à segurança
Notícias

EUA vetam WhatsApp em celulares do Congresso por riscos à segurança

Segundo o Escritório de Segurança Cibernética da Câmara dos Representantes dos EUA, o aplicativo representa um risco elevado

79

WhatsApp – O uso do WhatsApp foi proibido em todos os dispositivos institucionais da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. De acordo com um memorando interno enviado na última segunda-feira (23), o aplicativo foi classificado como uma ameaça à segurança digital por não apresentar clareza suficiente quanto à gestão das informações dos usuários. A notícia foi publicada pelo site Axios.

“Funcionários da Câmara não estão autorizados a baixar ou manter o aplicativo WhatsApp em qualquer dispositivo da Câmara, incluindo versões móveis, desktop ou web”, diz o comunicado assinado pelo Chief Administrative Officer (CAO) da Casa. “Se você tiver o WhatsApp instalado em um dispositivo gerenciado pela Câmara, será solicitado que o remova”, continua o texto.

LEIA: EUA exige que candidatos a visto tenham redes sociais abertas

Segundo o Escritório de Segurança Cibernética da Câmara, o aplicativo representa um risco elevado, com base nos seguintes fatores:

– Falta de clareza sobre como os dados dos usuários são coletados e protegidos;
– Inexistência de criptografia para os dados armazenados localmente;
– Possíveis brechas de segurança no uso rotineiro da plataforma.

Meta responde e contesta decisão

A Meta, responsável pelo WhatsApp, criticou a decisão. Em uma publicação na rede X, o porta-voz Andy Stone declarou: “Discordamos da caracterização do Chefe Administrativo da Câmara nos termos mais veementes possíveis. Sabemos que deputados e suas equipes usam o WhatsApp regularmente e estamos ansiosos para garantir que eles possam se juntar aos colegas do Senado para usá-lo oficialmente”.

Stone também destacou que o aplicativo utiliza criptografia de ponta a ponta como padrão para proteger o conteúdo das mensagens, o que, segundo ele, garante alto nível de segurança. “Esse é o mais alto nível de segurança disponível — superior, inclusive, ao de muitos aplicativos atualmente autorizados pela CAO”, afirmou.

Entre os aplicativos de mensagens atualmente autorizados para uso na Câmara dos Representantes estão o Microsoft Teams, Wickr, Signal, iMessage e FaceTime.

(Com informações de TecMundo)
(Fonte: Reprodução/Freepik/DejaVu Designs)

Posts relacionados

Concursos com oportunidades em TI têm salários até R$ 26 mil

Editais para concursos em cinco estados já foram abertos, e outros oito...

Empresa de monitoramento terá de remover 400 câmeras instaladas sem permissão no Rio

Prefeitura afirma que empresa colocou os equipamentos em vias públicas sem obter...

Regras do Pix parcelado serão anunciadas em breve pelo BC

Pix parcelado visa ampliar acesso ao crédito, servindo como alternativa para os...

Idoso alucina e vai parar no hospital após seguir orientação do ChatGPT

Especialistas alertam inteligência artificial pode fornecer informações incorretas e descontextualizadas, especialmente na...