Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Governo prorroga consulta sobre Política Nacional de Data Centers
TI

Governo prorroga consulta sobre Política Nacional de Data Centers

Debate inclui temas como conectividade, sustentabilidade e capacitação de profissionais, em articulação com diretrizes já existentes

137

Data Centers – O Ministério das Comunicações estendeu para 22 de outubro o prazo para receber contribuições da sociedade civil, especialistas e representantes do setor privado à Tomada de Subsídios da Política Nacional de Data Centers.

A consulta pública tem como objetivo reunir sugestões para a formulação de uma política que assegure a expansão sustentável e segura da infraestrutura no país.

LEIA: Europa prepara euro digital semelhante ao PIX para diminuir dependência americana

A iniciativa conta também com a participação dos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). De acordo com o governo, os dados coletados irão subsidiar um plano regulatório voltado a padrões de qualidade, segurança, governança e definição de pontos estratégicos para a instalação dos centros.

O debate inclui ainda temas como conectividade, sustentabilidade e capacitação de profissionais, em articulação com diretrizes já existentes, entre elas, a Estratégia Nacional de Inteligência Artificial, a Política Nacional de Cibersegurança e a Estratégia de Governo Digital.

Para o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a participação popular é fundamental para que o país avance em inovação e soberania tecnológica. “A Política Nacional de Data Centers será uma referência para o desenvolvimento do Brasil. Ganha o serviço público, ganha a sociedade, ganha o país”, declarou.

Segundo a Associação Brasileira de Data Centers (ABDC), o Brasil possui atualmente 162 unidades em operação: 110 no Sudeste, 27 no Sul, 15 no Nordeste, oito no Centro-Oeste e duas na região Norte. Essas estruturas são essenciais para a transformação digital, ao garantirem processamento, armazenamento e tráfego de grandes volumes de informação.

As sugestões podem ser enviadas online pela plataforma Participa + Brasil.

(Com informações de TI Inside)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Posts relacionados

Vendas da Tesla na Califórnia podem ser suspensas por marketing enganoso

Órgão regulado do estado acolheu recomendação disciplinar contra a montadora de Elon...

Invasão hacker expõe esquema de contas falsas para promover produtos no TikTok

Ataque acessou celulares da Doublespeed, que utiliza personagens criados por inteligência artificial...

TI

Saiba os cinco golpes digitais mais comuns no fim de ano e como se proteger

Criminosos usam engenharia social e senso de urgência para roubar dados e...

TI

Ataques de ransomware caem, mas roubo de dados e estresse avançam no setor

Relatório mostra queda histórica na criptografia de dados, enquanto impactos emocionais e...