Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Governo publica novo edital para reformular comunicação digital
Notícias

Governo publica novo edital para reformular comunicação digital

Documento prevê investimento de R$ 98,3 milhões por 12 meses de contrato, com possibilidade de prorrogação

196

Comunicação digital – O governo federal reabriu processo licitatório para contratar três agências responsáveis pela comunicação digital da administração federal, sob responsabilidade da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). O novo edital prevê um investimento de R$ 98,3 milhões por 12 meses de contrato.

De acordo com o novo edital, as empresas contratadas deverão desenvolver o planejamento da comunicação digital do governo, além de executar ações como “moderação de conteúdo e de perfis em redes sociais”, “análise de sentimentos” – técnica usada para identificar emoções e opiniões expressas por usuários – e a “implementação de formas inovadoras de comunicação”.

LEIA: Nascidos em setembro e outubro já podem sacar o abono salarial

O prazo inicial de contrato será de 12 meses, com possibilidade de prorrogação, desde que os valores negociados sejam considerados vantajosos pela administração. A estimativa é de que o processo licitatório dure entre seis e oito meses.

O governo busca reformular sua estratégia de comunicação, priorizando o engajamento digital e o combate narrativo nas redes, especialmente em torno de temas como a taxação dos super-ricos e a defesa de ações voltadas à população de baixa renda.

“Ao invés de focar exclusivamente em uma campanha ou em ações contra desinformação e fake news, esta licitação busca proativamente apresentar à população os benefícios concretos das políticas públicas, com uma linguagem acessível, envolvente, inspiradora e contínua”, diz um dos documentos apresentados às empresas.

As participantes deverão entregar um plano de comunicação voltado para plataformas como Pinterest, LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook, TikTok e Kwai. O briefing do edital determina que o planejamento contemple estratégias de “engajamento orgânico e ampliação do alcance das mensagens institucionais do governo”.

O modelo de contratação seguirá a lógica já adotada na seleção de agências de publicidade que atendem à administração federal: múltiplas empresas são selecionadas, e cada campanha é disputada entre elas.

O material de referência da licitação também orienta que as propostas contemplem ações de divulgação de políticas como Minha Casa Minha Vida – Classe Média, Crédito do Trabalhador, Pé-de-Meia, Farmácia Popular, Luz do Povo, Bolsa Família, Prouni e Fies.

“Alguns conteúdos também devem ser pensados estrategicamente para impactar diretamente o maior número de beneficiários de programas federais – como jovens, adultos e famílias atendidas por iniciativas nas áreas de educação, saúde e assistência social. Esses grupos são considerados estratégicos por estarem diretamente envolvidos na execução das políticas públicas”, destaca outro trecho do documento.

(Com informações de Folha de S.Paulo)
(Foto: Reprodução/Freepik/albertyurolaits)

Posts relacionados

Pix completa 5 anos a com uso massivo e novas funções no horizonte

Com mais de 170 milhões de usuários e recursos em expansão, sistema...

Governo australiano quer que big techs paguem veículos por notícias

Projeto do governo prevê estímulo fiscal para as grandes plataformas de tecnologia...

Cortes na equipe de GTA 6 viram crise interna e caso de Justiça

Demissões têm causado protestos por acusações de que cortes ocorreram devido à...

Transmissão ao vivo mostrará passagem do 3I/ATLAS; acompanhe

Visitante interestelar se aproxima da Terra e ganha nova exibição online após...