Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] | CNPJ: 15.579.279/0001-87
Notícias

Governo publica novo edital para reformular comunicação digital

498

Comunicação digital – O governo federal reabriu processo licitatório para contratar três agências responsáveis pela comunicação digital da administração federal, sob responsabilidade da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). O novo edital prevê um investimento de R$ 98,3 milhões por 12 meses de contrato.

De acordo com o novo edital, as empresas contratadas deverão desenvolver o planejamento da comunicação digital do governo, além de executar ações como “moderação de conteúdo e de perfis em redes sociais”, “análise de sentimentos” – técnica usada para identificar emoções e opiniões expressas por usuários – e a “implementação de formas inovadoras de comunicação”.

LEIA: Nascidos em setembro e outubro já podem sacar o abono salarial

O prazo inicial de contrato será de 12 meses, com possibilidade de prorrogação, desde que os valores negociados sejam considerados vantajosos pela administração. A estimativa é de que o processo licitatório dure entre seis e oito meses.

O governo busca reformular sua estratégia de comunicação, priorizando o engajamento digital e o combate narrativo nas redes, especialmente em torno de temas como a taxação dos super-ricos e a defesa de ações voltadas à população de baixa renda.

“Ao invés de focar exclusivamente em uma campanha ou em ações contra desinformação e fake news, esta licitação busca proativamente apresentar à população os benefícios concretos das políticas públicas, com uma linguagem acessível, envolvente, inspiradora e contínua”, diz um dos documentos apresentados às empresas.

As participantes deverão entregar um plano de comunicação voltado para plataformas como Pinterest, LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook, TikTok e Kwai. O briefing do edital determina que o planejamento contemple estratégias de “engajamento orgânico e ampliação do alcance das mensagens institucionais do governo”.

O modelo de contratação seguirá a lógica já adotada na seleção de agências de publicidade que atendem à administração federal: múltiplas empresas são selecionadas, e cada campanha é disputada entre elas.

O material de referência da licitação também orienta que as propostas contemplem ações de divulgação de políticas como Minha Casa Minha Vida – Classe Média, Crédito do Trabalhador, Pé-de-Meia, Farmácia Popular, Luz do Povo, Bolsa Família, Prouni e Fies.

“Alguns conteúdos também devem ser pensados estrategicamente para impactar diretamente o maior número de beneficiários de programas federais – como jovens, adultos e famílias atendidas por iniciativas nas áreas de educação, saúde e assistência social. Esses grupos são considerados estratégicos por estarem diretamente envolvidos na execução das políticas públicas”, destaca outro trecho do documento.

(Com informações de Folha de S.Paulo)
(Foto: Reprodução/Freepik/albertyurolaits)

Artigos relacionados

Leão XIV escolhe limites da IA como tema da próxima Jornada Mundial da Paz

Papa pretende discutir os limites da tecnologia, a responsabilidade humana e os...

Medo de perder o emprego registra menor nível da série histórica, diz FGV

Quase 60% dos trabalhadores consideram improvável perder o emprego nos próximos seis...

PEC do fim da escala 6×1 e redução da jornada inicia tramitação no Senado

Proposta que prevê mudanças na jornada de trabalho foi encaminhada à CCJ...

Novo aluguel consignado dispensa fiador e prevê desconto no salário

Projeto cria alternativa ao fiador e ao depósito caução e prevê dispensa...