Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Idoso alucina e vai parar no hospital após seguir orientação do ChatGPT
Notícias

Idoso alucina e vai parar no hospital após seguir orientação do ChatGPT

Especialistas alertam inteligência artificial pode fornecer informações incorretas e descontextualizadas, especialmente na área da saúde

12

ChatGPT – Um homem de 60 anos foi internado com sintomas psiquiátricos graves e problemas físicos após trocar o sal de cozinha pelo brometo de sódio, seguindo uma sugestão obtida por meio do ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial da OpenAI. O caso, ocorrido nos Estados Unidos e divulgado em estudo publicado no dia 5 de agosto, chamou atenção para os riscos de informações médicas imprecisas geradas por IA.

O paciente, com formação em nutrição, consultou o ChatGPT após se preocupar com os efeitos do cloreto de sódio à saúde. A IA indicou o brometo de sódio como alternativa, substância que ele adquiriu pela internet e passou a usar no lugar do sal comum por cerca de três meses.

LEIA: China abre o primeiro centro comercial do mundo dedicado a robôs

Com a ingestão do brometo, composto químico usado em processos industriais, o homem desenvolveu bromismo — uma intoxicação causada pelo acúmulo da substância no organismo. Entre os sintomas estavam alucinações visuais e auditivas, paranoia, fadiga, insônia, descoordenação motora e sede excessiva.

Durante a internação, o paciente manifestava desconfiança e recusava líquidos, apesar da sede intensa. Após agravar o quadro mental, foi transferido para uma unidade psiquiátrica, onde recebeu tratamento com antipsicóticos e reposição de fluidos e eletrólitos, evoluindo para melhora clínica.

Os autores do estudo alertam que, apesar do potencial da inteligência artificial como ferramenta educativa, ela pode fornecer informações incorretas e descontextualizadas, especialmente na área da saúde. Ressaltam que é pouco provável que um profissional especializado recomendasse o uso de brometo de sódio para substituir o sal comum.

A OpenAI destaca em seus termos que o ChatGPT não deve ser usado para diagnóstico ou tratamento de doenças, reforçando a importância da consulta a especialistas antes de adotar mudanças significativas na alimentação ou saúde.

(Com informações de O Tempo)
(Foto: Reprodução/Freepik/Frimufilms)

Posts relacionados

Concursos com oportunidades em TI têm salários até R$ 26 mil

Editais para concursos em cinco estados já foram abertos, e outros oito...

Empresa de monitoramento terá de remover 400 câmeras instaladas sem permissão no Rio

Prefeitura afirma que empresa colocou os equipamentos em vias públicas sem obter...

Regras do Pix parcelado serão anunciadas em breve pelo BC

Pix parcelado visa ampliar acesso ao crédito, servindo como alternativa para os...

Cobertura de internet pode ser ampliada em rodovias brasileiras

Política visa garantir conexão móvel contínua e com maior segurança para usuários...