Apple – Uma jovem brasileira do interior de São Paulo teve seu talento reconhecido internacionalmente ao ser premiada pela Apple. Larissa Ayumi, estudante de Ciência da Computação, foi uma das vencedoras do Swift Student Challenge — competição global que destaca os melhores projetos desenvolvidos por estudantes.
A viagem para o Vale do Silício rendeu uma surpresa especial: além do encontro previsto com Susan Prescott, vice-presidente de relacionamento com desenvolvedores da Apple, Larissa pôde apresentar seu trabalho diretamente ao CEO Tim Cook, que fez questão de conhecer pessoalmente cada projeto selecionado. Ela foi a primeira a apresentar sua criação.
LEIA: Governo apresentará projeto para regulamentar redes sociais
O aplicativo desenvolvido por Larissa explica, de forma lúdica, o funcionamento de modelos de linguagem que operam em plataformas de inteligência artificial. A proposta incentiva os usuários a refletirem sobre as respostas fornecidas por esses sistemas, destacando a importância da análise crítica.
Pesquisa motivou projeto
A ideia surgiu a partir de sua pesquisa de iniciação científica sobre interpretabilidade e explicabilidade em IA, com foco em tornar as aplicações mais éticas e transparentes. “Eu queria fazer com que as pessoas se importassem mais”, afirmou a desenvolvedora.
O projeto foi criado no ambiente da Apple Developer Academy, programa de formação presente em dez universidades brasileiras, em oito estados. Desde sua criação no país, a iniciativa já formou mais de 3 mil profissionais, oferecendo 20 horas semanais de aulas durante dois anos — sem exigir conhecimento prévio em programação.
A proposta busca formar novos talentos para suprir a carência de mão de obra no setor, especialmente diante da previsão de déficit superior a meio milhão de profissionais de tecnologia da informação no Brasil até o fim deste ano.
(Com informações de CNN Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik/Rawintanpin)