Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias México anuncia reforma trabalhista com aumento do salário mínimo e redução da jornada
Notícias

México anuncia reforma trabalhista com aumento do salário mínimo e redução da jornada

Piso salarial será elevado em 13% e jornada semanal cairá de 48 para 40 horas semanais até 2030, afirmou presidente mexicana

132

México – A presidenta do México, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta quarta-feira (3) que o governo implementará um reajuste de 13% no salário mínimo a partir de 2026 e dará início a uma transição para diminuir a jornada semanal de 48 para 40 horas até 2030.

Sheinbaum afirmou que o novo valor do mínimo não deve pressionar a inflação, que permanece dentro da meta definida pelo Banxico (banco central), de 3% com margem de um ponto percentual.

LEIA: Homem acusado de assédio era ‘incentivado’ pelo ChatGPT

O secretário do Trabalho, Marath Bolaños, reforçou que a mudança no regime de horas trabalhadas deve trazer ganhos para a economia mexicana – a segunda maior da América Latina – que registrou queda de 0,3% no terceiro trimestre em comparação ao ano anterior, em meio à incerteza causada pelas ameaças tarifárias do presidente americano, Donald Trump.

Pelo anúncio, o salário mínimo alcançará 315,04 pesos por dia, o equivalente a 91,34 reais, totalizando 9.582,47 pesos mensais (2.785 reais). Na zona de fronteira com os Estados Unidos, o percentual de aumento será menor, mas o piso será de 440,87 pesos diários (127 reais).

A redução da jornada começará em 2027, com cortes de duas horas por ano, após o Congresso – de maioria governista – aprovar as mudanças legislativas necessárias. Segundo Sheinbaum, foram construídos “em consenso” entre representantes de empregados e empregadores.

As alterações somam-se a outras medidas recentes, entre elas a ampliação do período mínimo de férias remuneradas, que passou de seis para 12 dias, e a inclusão de trabalhadores de aplicativos entre aqueles com direitos e benefícios garantidos por lei.

O México figura entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com maior carga anual de trabalho por empregado: são 2.207 horas, conforme os dados mais recentes, referentes a 2023.

(Com informações de Carta Capital)
(Foto: Reprodução/Freepik/user21859082)

Posts relacionados

Criminosos exploram a autoridade do Judiciário em novos golpes digitais

Estelionatários utilizam dados reais de processos e contatos por WhatsApp para enganar...

Novas regras do Pix prometem frear golpes com bloqueio automático de contas

Instituições financeiras deverão adotar sistema que bloqueia contas envolvidas em golpes e...

Startup finlandesa diz ter criado o “Santo Graal” das baterias

Fabricante de motocicletas elétricas afirma que novo modelo é movido por bateria...

Últimos orelhões de MS serão desativados após fim das concessões

Encerramento das concessões da telefonia fixa elimina obrigação das operadoras em manter...