Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI OpenAI planeja integrar sistema de compras de produtos ao ChatGPT
TI

OpenAI planeja integrar sistema de compras de produtos ao ChatGPT

Empresa já exibe links de produtos na plataforma e agora busca faturar com comissões sobre vendas finalizadas no próprio chatbot

268

OpenAI – A OpenAI está desenvolvendo um sistema que permitirá aos usuários comprar produtos diretamente pelo ChatGPT, segundo reportagem do Financial Times. A ideia é que a startup de inteligência artificial integre um sistema de finalização de pagamento ao chatbot, possibilitando a conclusão das transações dentro da própria plataforma.

Com a nova funcionalidade, comerciantes que processarem pedidos por meio do ChatGPT deverão pagar uma comissão à OpenAI. Atualmente, a empresa já exibe links de produtos que direcionam os usuários a sites de varejistas on-line.

LEIA: Ver vídeos acelerados está afetando seu cérebro? Saiba aqui

O projeto, ainda em fase de desenvolvimento, é mais uma tentativa da empresa de ampliar suas fontes de receita. A aposta no comércio eletrônico marca uma mudança estratégica para a startup, avaliada em US$ 300 bilhões, que até agora lucrava principalmente por meio de assinaturas de serviços premium.

De acordo com o FT, a OpenAI e parceiros como a Shopify já estão apresentando versões iniciais do sistema a algumas marcas e discutindo os termos financeiros da operação. A Shopify, que já oferece tecnologia de finalização de compras para outras plataformas, como o TikTok, firmou uma parceria com a OpenAI em abril deste ano.

A iniciativa também busca explorar uma fonte de receita ainda não utilizada: os usuários da versão gratuita do ChatGPT. Ao permitir compras dentro do chatbot, a OpenAI amplia seu potencial de monetização.

A reportagem ressalta ainda que esse movimento representa uma ameaça ao modelo de negócios do Google, já que consumidores estão recorrendo cada vez mais a assistentes de IA para buscar e descobrir produtos.

Procuradas pelo Financial Times, a OpenAI se recusou a comentar, e a Shopify não respondeu ao pedido de entrevista.

(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik/frimufilms)

Posts relacionados

Senhas ‘fortes’ aparecem em megavazamento de dados de 2025

Maior atualização já feita pelo site Have I Been Pwned inclui 625...

TI

Ética na IA: brasileiro ganha prêmio da Unesco por pesquisa sobre tema

Professor do Departamento de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais teve...

TI

Documentos revelam que 10% da receita da Meta vem de golpes e produtos ilegais

Documentos obtidos pela Reuters indicam que o Facebook e o Instagram exibiram...

TI

‘Vibe coding’ é eleita a palavra de 2025 pelo dicionário Collins

Termo cresceu nas redes e ganhou relevância ao definir um estilo de...