Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Operação contra malware derruba 300 servidores de malware e prende 20 pessoas
TI

Operação contra malware derruba 300 servidores de malware e prende 20 pessoas

Ação integrou autoridades de diversos países e é considerada a maior já realizada contra cibercriminosos especializados em malware

198

Malware – Uma ação global contra o uso de malware levou à prisão de 20 suspeitos e ao bloqueio de mais de 300 servidores, de acordo com anúncios da Europol e da Eurojust, agências europeias de cooperação policial e jurídica. A iniciativa, que contou com a participação de autoridades do Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido e Estados Unidos, integra a operação Endgame, considerada a maior já realizada contra cibercriminosos especializados em programas maliciosos.

Por meio desses softwares nocivos, criminosos invadem sistemas de forma silenciosa para instalar outros códigos maliciosos, como os que roubam informações ou criptografam dados para exigir pagamento (conhecidos como ‘ransomware’). As investigações resultaram na desativação de mais de 300 servidores, no fechamento de 650 domínios e na detenção de 20 pessoas.

LEIA: OAB/RJ aciona STJ contra IA que vende petições por R$ 19,90

Além disso, foram apreendidos cerca de 3,9 milhões de dólares em moedas digitais, conforme divulgaram a Europol e a Eurojust. Na etapa inicial da operação, realizada em maio de 2024, quatro indivíduos foram presos e mais de 100 servidores foram derrubados.

“Neste ano, durante Endgame 2.0, as medidas foram direcionadas contra os grupos herdeiros de programas malignos suprimidos pelas autoridades e outras variantes pertinentes “, informaram as agências em comunicado.

Na Alemanha, cerca de 50 servidores foram bloqueados, de acordo com autoridades locais. O Ministério Público de Frankfurt, responsável por investigações de crimes cibernéticos, e a Polícia Federal Criminal afirmaram que as apurações no país envolveram suspeitas de extorsão por organização criminosa e atuação em rede internacional.

“As autoridades alemãs obtiveram conjuntamente mandados de prisão internacionais contra 20 indivíduos, a maioria cidadãos russos, e iniciaram as medidas de busca correspondentes “, completou o comunicado.

(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik/Sakura Tanaka)

Posts relacionados

Supercomputador de IA brasileiro vai custar quase R$ 2 bilhões

Investimentos também contemplam projetos como Sirius, Orion, RMB e expansão da infraestrutura...

Quem é a brasileira na lista dos 100 mais influentes em IA no mundo

Farmacêutica gaúcha criou tecnologia que ajuda a evitar erros em prescrições médicas,...

MS adota sistema com IA para combater fraudes em placas de veículos

Novo modelo entra em operação para coibir ampliar segurança e garantir rastreabilidade...

TI

Novo sistema da Microsoft reduz calor de chips e promete economia de energia

Sistema desenvolvido faz líquido circular diretamente pelo silício e promete maior eficiência...