Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Operação contra malware derruba 300 servidores de malware e prende 20 pessoas
TI

Operação contra malware derruba 300 servidores de malware e prende 20 pessoas

Ação integrou autoridades de diversos países e é considerada a maior já realizada contra cibercriminosos especializados em malware

153

Malware – Uma ação global contra o uso de malware levou à prisão de 20 suspeitos e ao bloqueio de mais de 300 servidores, de acordo com anúncios da Europol e da Eurojust, agências europeias de cooperação policial e jurídica. A iniciativa, que contou com a participação de autoridades do Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido e Estados Unidos, integra a operação Endgame, considerada a maior já realizada contra cibercriminosos especializados em programas maliciosos.

Por meio desses softwares nocivos, criminosos invadem sistemas de forma silenciosa para instalar outros códigos maliciosos, como os que roubam informações ou criptografam dados para exigir pagamento (conhecidos como ‘ransomware’). As investigações resultaram na desativação de mais de 300 servidores, no fechamento de 650 domínios e na detenção de 20 pessoas.

LEIA: OAB/RJ aciona STJ contra IA que vende petições por R$ 19,90

Além disso, foram apreendidos cerca de 3,9 milhões de dólares em moedas digitais, conforme divulgaram a Europol e a Eurojust. Na etapa inicial da operação, realizada em maio de 2024, quatro indivíduos foram presos e mais de 100 servidores foram derrubados.

“Neste ano, durante Endgame 2.0, as medidas foram direcionadas contra os grupos herdeiros de programas malignos suprimidos pelas autoridades e outras variantes pertinentes “, informaram as agências em comunicado.

Na Alemanha, cerca de 50 servidores foram bloqueados, de acordo com autoridades locais. O Ministério Público de Frankfurt, responsável por investigações de crimes cibernéticos, e a Polícia Federal Criminal afirmaram que as apurações no país envolveram suspeitas de extorsão por organização criminosa e atuação em rede internacional.

“As autoridades alemãs obtiveram conjuntamente mandados de prisão internacionais contra 20 indivíduos, a maioria cidadãos russos, e iniciaram as medidas de busca correspondentes “, completou o comunicado.

(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik/Sakura Tanaka)

Posts relacionados

CEO da OpenAI alerta para riscos de privacidade ao ter conversas pessoas com o ChatGPT

Diferentemente dos atendimentos com psicólogos, médicos ou advogados, conversas íntimas com a...

Nova ferramenta de IA cria apps para quem não sabe programar

Opal transforma ideias em miniaplicativos a partir de comandos de texto e...

TI

Você sabia que a tornozeleira eletrônica foi inspirada no Homem-Aranha? Entenda

Juiz teve a ideia do dispositivo após ver vilão prender um rastreador...

TI

Baratas espiãs e IA militar são armas da Alemanha pra liderar Europa

Impulsionado pela guerra na Ucrânia e por incertezas sobre suporte americano à...