Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Operação contra malware derruba 300 servidores de malware e prende 20 pessoas
TI

Operação contra malware derruba 300 servidores de malware e prende 20 pessoas

Ação integrou autoridades de diversos países e é considerada a maior já realizada contra cibercriminosos especializados em malware

263

Malware – Uma ação global contra o uso de malware levou à prisão de 20 suspeitos e ao bloqueio de mais de 300 servidores, de acordo com anúncios da Europol e da Eurojust, agências europeias de cooperação policial e jurídica. A iniciativa, que contou com a participação de autoridades do Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido e Estados Unidos, integra a operação Endgame, considerada a maior já realizada contra cibercriminosos especializados em programas maliciosos.

Por meio desses softwares nocivos, criminosos invadem sistemas de forma silenciosa para instalar outros códigos maliciosos, como os que roubam informações ou criptografam dados para exigir pagamento (conhecidos como ‘ransomware’). As investigações resultaram na desativação de mais de 300 servidores, no fechamento de 650 domínios e na detenção de 20 pessoas.

LEIA: OAB/RJ aciona STJ contra IA que vende petições por R$ 19,90

Além disso, foram apreendidos cerca de 3,9 milhões de dólares em moedas digitais, conforme divulgaram a Europol e a Eurojust. Na etapa inicial da operação, realizada em maio de 2024, quatro indivíduos foram presos e mais de 100 servidores foram derrubados.

“Neste ano, durante Endgame 2.0, as medidas foram direcionadas contra os grupos herdeiros de programas malignos suprimidos pelas autoridades e outras variantes pertinentes “, informaram as agências em comunicado.

Na Alemanha, cerca de 50 servidores foram bloqueados, de acordo com autoridades locais. O Ministério Público de Frankfurt, responsável por investigações de crimes cibernéticos, e a Polícia Federal Criminal afirmaram que as apurações no país envolveram suspeitas de extorsão por organização criminosa e atuação em rede internacional.

“As autoridades alemãs obtiveram conjuntamente mandados de prisão internacionais contra 20 indivíduos, a maioria cidadãos russos, e iniciaram as medidas de busca correspondentes “, completou o comunicado.

(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik/Sakura Tanaka)

Posts relacionados

Senhas ‘fortes’ aparecem em megavazamento de dados de 2025

Maior atualização já feita pelo site Have I Been Pwned inclui 625...

TI

Ética na IA: brasileiro ganha prêmio da Unesco por pesquisa sobre tema

Professor do Departamento de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais teve...

TI

Documentos revelam que 10% da receita da Meta vem de golpes e produtos ilegais

Documentos obtidos pela Reuters indicam que o Facebook e o Instagram exibiram...

TI

‘Vibe coding’ é eleita a palavra de 2025 pelo dicionário Collins

Termo cresceu nas redes e ganhou relevância ao definir um estilo de...