Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Destaque Oxford escolhe “rage bait” como expressão do ano e aponta mudança no comportamento online
DestaqueTI

Oxford escolhe “rage bait” como expressão do ano e aponta mudança no comportamento online

Uso do termo triplicou em 2025 e reflete a estratégia de conteúdos que exploram a raiva para alcançar mais público

10

Rage bait – A expressão rage bait — usada para definir conteúdos criados com a intenção de despertar raiva e, assim, impulsionar interações — foi escolhida como a Palavra do Ano de 2025 pelo dicionário Oxford. A instituição afirma que o uso do termo triplicou nos últimos 12 meses, acompanhando um movimento crescente de estratégias que apostam na indignação como motor de engajamento nas redes sociais.

Mesmo composta por duas palavras, a expressão é tratada como um termo único, já consolidado no vocabulário digital. Segundo o presidente da Oxford Languages, Casper Grathwohl, a escolha reflete uma mudança profunda no ambiente online.

LEIA: Receita desmente informação sobre novo limite do MEI e esclarece resolução sobre o Simples Nacional

Para ele, a atenção dos usuários deixou de ser capturada apenas pela curiosidade e passou a ser disputada pela manipulação de emoções intensas. “Observamos uma mudança dramática para o sequestro e influência das nossas emoções”, afirmou.

O que caracteriza o rage bait

Popular no “internetês”, o rage bait é considerado uma versão mais agressiva do clickbait tradicional. A dinâmica é simples: despertar irritação para incentivar comentários, compartilhamentos e reações negativas — sinais que os algoritmos interpretam como relevância. Críticas a conteúdos populares, ataques a figuras conhecidas e opiniões políticas polarizadas são alguns dos formatos mais comuns.

A prática ganhou terreno especialmente em plataformas como o X e o TikTok, nas quais criadores podem ser remunerados de acordo com o engajamento.

A escolha segue uma linha observada em anos anteriores. Em 2024, o termo eleito foi brain rot, associado ao desgaste mental provocado pelo consumo constante de conteúdos triviais.

Para Grathwohl, há uma relação direta entre os vencedores: juntos, ilustram um ciclo em que a indignação gera engajamento, os algoritmos ampliam esse movimento e o excesso de exposição resulta em exaustão.

Outros finalistas

Outras expressões marcaram 2025 e concorreram com o rage bait:

• Aura farming: descreve o processo de “cultivar” uma imagem pública capaz de transmitir carisma, confiança ou certo mistério.
• Biohack: refere-se a estratégias para aprimorar desempenho físico ou mental e aumentar a longevidade por meio de hábitos, suplementos e tecnologia.

A vitória de rage bait consolida a expressão como símbolo de uma internet cada vez mais pautada pela emoção — especialmente a raiva — como combustível para visibilidade.

(Com informações de Tecnoblog)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

Senado aprova projeto que renova isenções para tecnologias IoT até 2030

Texto segue para sanção presidencial e mantém políticas que estimularam o crescimento...

Cientistas acreditam que 3I/ATLAS seja coberto por vulcões de gelo

Fenômeno observado lembra processos vistos em mundos congelados além de Netuno

Avanço da IA pode causar aumento da desigualdade entre países, alerta ONU

Relatório aponta que nova era tecnológica pode reverter décadas de redução de...