Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Destaque Para trabalhadores, IA aumentou demanda e contribui para esgotamento
DestaqueTI

Para trabalhadores, IA aumentou demanda e contribui para esgotamento

Pesquisa mostrou que líderes e funcionários têm visões contrastantes a respeito da utilização da IA no trabalho

4

Esgotamento – A incorporação de soluções baseadas em inteligência artificial generativa não tem se tornado um alívio para os trabalhadores. Pelo contrário: segundo levantamento do Upwork Research Institute, a tecnologia tem elevado a carga de trabalho e dificultado o cumprimento de objetivos. Os dados foram divulgados recentemente.

O estudo mostra que 77% dos trabalhadores enxergam a IA como um fator de complicação, ao ampliar as demandas em vez de reduzi-las. Quase metade deles (47%) afirma não saber como atender às expectativas de produtividade impostas pelas empresas, enquanto 40% consideram as exigências simplesmente excessivas.

LEIA: Ferramentas que monitoram home office são permitidas, mas devem seguir regras

Burnout e intenção de deixar o emprego

Com 2,5 mil entrevistados entre gestores, empregados fixos e freelancers, a pesquisa aponta para um descompasso entre a visão de contratantes e a de contratados. Enquanto os empregadores projetam ganhos, os trabalhadores relatam pressão:

• 96% dos líderes acreditam que a IA vai impulsionar a produtividade, ajudando no cumprimento das tarefas;
• 81% reconhecem, contudo, que a tecnologia aumentou a carga sobre suas equipes nos últimos 12 meses;
• Entre os trabalhadores, 71% relataram sinais de esgotamento e 65% disseram ter dificuldades para atingir as metas estipuladas;
• Como reflexo, 33% dos profissionais não descartam pedir demissão nos próximos seis meses devido à sobrecarga.

O cenário tem contribuído para o crescimento de casos de Síndrome de Burnout, transtorno associado ao estresse crônico no trabalho, que pode levar a exaustão mental, física, sensação de ineficácia e até depressão. Especialistas reforçam a necessidade de acompanhamento médico e ajustes no ambiente corporativo para reduzir a pressão.

Outro ponto levantado é a contratação de freelancers como saída para manter ou até superar os níveis de produtividade. Cerca de 80% dos gestores consideram esse recurso fundamental para os negócios.

Por que a IA tem gerado dificuldades?

De acordo com Kelly Monahan, diretora do Upwork Research Institute, os problemas estão ligados à forma como as empresas vêm implantando a tecnologia. Muitas organizações adotam a IA sem abandonar práticas tradicionais de gestão, o que limita seus benefícios.

“Embora seja possível que a IA aumente a produtividade e, ao mesmo tempo, melhore o bem-estar dos funcionários, isso exigirá uma mudança profunda na forma como organizamos talentos e fluxos de trabalho”, afirmou Monahan em entrevista à Forbes.

Ela destaca ainda que ajustes são necessários para melhorar o cenário. Entre as medidas para as empresas estão: contratar colaboradores externos, adotar novas métricas de desempenho e priorizar profissionais com habilidades em IA.

Já para os trabalhadores, a recomendação é investir em treinamentos e dar retorno constante aos gestores, colaborando na formulação das estratégias da companhia.

(Com informações de TecMundo)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Posts relacionados

Ferramentas que monitoram home office são permitidas, mas devem seguir regras

Programas vigiam navegação e podem até fazer gravações; prática é permitida por...

Pistola imprime implantes ósseos diretamente em fraturas

Dispositivo semelhante a uma pistola de cola quente permite a colocação de...

Prazo para manifestar interesse na lista de espera do CNU acaba logo

Aprovados em lista de espera na primeira edição do CNU têm até...

Valores esquecidos ainda somam mais de R$ 10 bilhões; veja como consultar

Consulta é feita exclusivamente no site do Banco Central e é preciso...