Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Pequenos negócios têm até 30 de janeiro para renegociar dívidas com a União
Notícias

Pequenos negócios têm até 30 de janeiro para renegociar dívidas com a União

Condições especiais incluem abatimento de juros, multas e parcelamento ampliado

11

União – Microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte têm até o dia 30 de janeiro para aderir às condições especiais de renegociação de dívidas inscritas na dívida ativa da União. A medida está prevista no Edital nº 11/2025, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que teve o prazo de adesão prorrogado após vencer inicialmente em 30 de setembro do ano passado.

A iniciativa permite a regularização de pendências fiscais com descontos que podem chegar a 100% sobre juros, multas e encargos legais, além da possibilidade de parcelamento em prazos estendidos. As condições oferecidas variam de acordo com o perfil da dívida e a capacidade de pagamento do contribuinte.

LEIA:  Google lança busca com IA personalizada com base em dados do Gmail e do Fotos

Podem participar da renegociação os microempreendedores individuais, as microempresas e as empresas de pequeno porte. O edital contempla diferentes modalidades de transação, incluindo acordos baseados na capacidade de pagamento, débitos classificados como irrecuperáveis e transações de pequeno valor – estas voltadas a dívidas de até 60 salários mínimos, com regras específicas para MEIs. Também estão incluídos débitos que possuem garantia por seguro garantia ou carta fiança.

A adesão deve ser realizada pelos canais oficiais da PGFN, onde também é possível consultar as pendências existentes. Segundo o órgão, a prorrogação do prazo busca ampliar o alcance da medida e incentivar a regularização fiscal como instrumento de apoio à recuperação dos pequenos negócios.

A PGFN ressalta que a renegociação de dívidas é um procedimento distinto do pedido de reenquadramento no Simples Nacional. Apesar de ambos ocorrerem no início do ano, cada processo possui regras próprias e deve ser feito separadamente.

Os contribuintes devem ficar atentos aos prazos. O dia 30 de janeiro é o limite para aderir às modalidades de renegociação da dívida ativa da União, enquanto o dia 31 de janeiro marca o encerramento do prazo para solicitar o retorno ao Simples Nacional no caso de MEIs desenquadrados do regime.

(Com informações de Agência Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik/gustavomellossa)

Posts relacionados

Polícia fecha escritório dedicado a aplicar golpes em São Paulo

Ação identificou estrutura criminosa que funcionava em prédio comercial e empregava cerca...

Justiça suspende medida do Cade que obrigava abertura do WhatsApp Business

Decisão provisória afasta, por ora, medida que impedia Meta de barrar IAs...

Uso prolongado de fones Bluetooth causa nódulos na tireoide? Entenda

Pesquisa identifica associação estatística entre tempo de uso e nódulos, mas não...

Golpe até no luto: site prometem cartas psicografas, e clientes denunciam fraude

Plataformas cobram por suposta comunicação com mortos, usam imagens de pessoas que...