Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Projeto de hospital inteligente do SUS marca avanço da saúde digital no Brasil
TI

Projeto de hospital inteligente do SUS marca avanço da saúde digital no Brasil

Unidade em São Paulo usará inteligência artificial e automação para ampliar eficiência do SUS e reduzir tempo de espera por atendimento especializado

16

Hospital inteligente – O Brasil dará um passo inédito na modernização da saúde pública com a construção do primeiro hospital inteligente do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto, formalizado nesta quarta-feira (7), prevê a instalação de uma unidade em São Paulo, financiada por um empréstimo de R$ 1,7 bilhão concedido pelo Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do Brics.

A proposta é transformar a unidade em referência nacional em saúde digital, integrando tecnologias emergentes à rede pública. Segundo o Ministério da Saúde, o hospital adotará medicina de alta precisão apoiada por inteligência artificial (IA), com foco na eficiência operacional e na ampliação do acesso a atendimentos de maior complexidade.

LEIA: Engenheiro de IA deve ser profissional mais procurado no Brasil em 2026

Um dos principais diferenciais do projeto é a criação de uma rede de serviços inteligentes interligados, que inclui 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) automatizadas, conectadas a unidades em diversos estados do país. A expectativa é que a infraestrutura digital permita reduzir em mais de cinco vezes o tempo de espera por atendimento especializado em situações de urgência.

Estrutura e capacidade

Vinculado à Universidade de São Paulo (USP), o complexo hospitalar terá capacidade para atender cerca de 200 mil pacientes por ano. A estrutura contará com:

• Setor de emergência com 250 leitos;
• UTI com 350 leitos conectados às unidades inteligentes;
• 25 salas de cirurgia.

A previsão é que as obras sejam concluídas em um prazo de três a quatro anos.

Salto tecnológico

Durante a cerimônia de formalização do projeto, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o impacto da iniciativa para o SUS.

“Há um grande esforço de modernização tecnológica do SUS para ofertar para a população brasileira, de graça, o mesmo que os principais hospitais de excelência privados do país. Hoje estamos em outra fronteira. Esse contrato vai trazer um salto além, que é trazer para o Brasil aquilo que nem os maiores hospitais privados brasileiros oferecem ainda”, afirmou Padilha.

A presidente do NDB, Dilma Rousseff, ressaltou que o contrato tem prazo de pagamento de 30 anos e envolve parcerias com a China e a Índia. Segundo ela, o investimento vai além da construção da infraestrutura física e aposta no acesso à tecnologia como vetor de desenvolvimento.

Outros investimentos

Além do hospital inteligente em São Paulo, o aporte anunciado inclui a modernização de outros hospitais de excelência do SUS. Estão previstos investimentos em unidades da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no novo Hospital Oncológico da Baixada Fluminense e no Instituto do Cérebro, no Rio de Janeiro. Apenas para a reestruturação dos hospitais federais fluminenses, serão destinados R$ 1,2 bilhão.

(Com informação de IT Fórum)
(Foto: Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil)

Posts relacionados

Conheça as 5 principais ameaças digitais no Brasil em 2025

Ranking aponta que falhas de comportamento e higiene digital continuam sendo exploradas...

Prescrições começam a ser renovadas por IA sem participação de médicos nos EUA

Projeto experimental em Utah permite que sistema de IA renove prescrições de...

TI

ANPD amplia prazo para plataformas se adequarem às regras do ECA Digital

Empresas terão até 13 de fevereiro para cumprir as obrigações da legislação...

TI

Malware transforma TV Box em aparelhos em zumbis e atinge brasileiros

Malware já vem pré-instalado e usa aparelhos domésticos para ataques cibernéticos em...