Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Destaque Projeto no Senado amplia licença por falecimento de parentes
DestaqueLegislação

Projeto no Senado amplia licença por falecimento de parentes

PL aprovado na Comissão de Assuntos Sociais permite até oito dias de licença em caso de falecimento de familiares

9

Licença – A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24) um projeto de lei que prevê a ampliação do período de licença em caso de falecimento de familiares próximos. A proposta segue agora para análise da Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação no Plenário do Senado.

O PL 1.271/2024, de autoria do senador Chico Rodrigues (PSB-RR) e com parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS), propõe que o trabalhador possa se ausentar por até oito dias consecutivos em situações de luto envolvendo cônjuge, companheiro, pais, padrastos, filhos, enteados, menores sob guarda ou tutela e irmãos. Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permite apenas dois dias de licença consecutivos nesses casos.

LEIA: Empresa centenária fecha as portas após ataque hacker

Segundo Rodrigues, o prazo atual é insuficiente para que os trabalhadores consigam lidar com o luto e resolver questões práticas decorrentes da morte de um familiar. Ele lembra que algumas categorias, como professores e servidores públicos federais, já têm direito a períodos maiores.

‘’A medida demonstra um compromisso com o bem-estar e a saúde mental, assegurando condições de trabalho mais dignas e condizentes com as demandas emocionais relacionadas aos momentos de perda’’, afirmou o senador.

O relator Paulo Paim destacou que a ampliação da licença também ajuda a reduzir o impacto emocional e físico do luto, promovendo um retorno mais equilibrado ao trabalho. Para ele, a proposta corrige ainda uma desigualdade histórica entre celetistas e servidores públicos, que atualmente possuem prazos diferentes para lidar com situações de perda familiar.

‘’Não há razão para que os primeiros tenham direito a uma licença de apenas dois dias e os últimos possam usufruir da mesma espécie de licença por oito dias. O projeto promove maior equidade e justiça social entre esses regimes de trabalho, reconhecendo a relevância do luto como uma questão universal que afeta todos os trabalhadores de maneira similar’’, disse Paim.

(Com informações de Agência Senado)
(Foto: Reprodução/Freepik/Abshubo)

Posts relacionados

Supercomputador de IA brasileiro vai custar quase R$ 2 bilhões

Investimentos também contemplam projetos como Sirius, Orion, RMB e expansão da infraestrutura...

Quem é a brasileira na lista dos 100 mais influentes em IA no mundo

Farmacêutica gaúcha criou tecnologia que ajuda a evitar erros em prescrições médicas,...

MS adota sistema com IA para combater fraudes em placas de veículos

Novo modelo entra em operação para coibir ampliar segurança e garantir rastreabilidade...

Isenção de IR até R$ 5 mil será votado na próxima semana

Isenção deve beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas; projeto inclui também...