Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Destaque Sol tem duas erupções intensas e causa pane nas comunicações globais
DestaqueNotícias

Sol tem duas erupções intensas e causa pane nas comunicações globais

Em menos de seis horas, duas erupções de classe X interromperam comunicações e indicam um aumento na atividade solar

7

Sol – O Sol voltou a demonstrar sua força nesta terça-feira (4), com duas erupções de classe X — o tipo mais intenso de explosão solar — registradas em um intervalo de menos de seis horas. As emissões provocaram apagões de rádio em diversas partes do mundo, afetando comunicações nos hemisférios Norte e Sul.

A primeira explosão, de classe X1.8, ocorreu na mancha solar AR4274 às 14h34 (horário de Brasília) e gerou um apagão de rádio classificado como forte (nível R3) sobre as Américas do Norte e do Sul. Poucas horas depois, às 19h02, uma nova erupção — desta vez de classe X1.1 — foi registrada em uma região ainda fora de vista do Sol, causando novos distúrbios de sinal no Pacífico Norte, Nova Zelândia e partes da Austrália.

LEIA: Projeto do Real Digital muda de rumo e perde função de pagamento

As duas explosões lançaram enormes quantidades de plasma e campos magnéticos no espaço, conhecidas como ejeções de massa coronal (CMEs). Embora nenhuma delas esteja diretamente voltada para a Terra, suas bordas podem se misturar a um fluxo rápido de vento solar nos próximos dias, o que pode gerar tempestades geomagnéticas leves a moderadas (G1 a G2) entre quinta (6) e sexta-feira (7).

Segundo previsões da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), esse tipo de atividade pode resultar em auroras mais brilhantes e coloridas nas regiões próximas aos polos.
Na manhã desta quarta-feira (5), a mancha solar AR4274 voltou a registrar uma nova explosão, desta vez moderada, de classe M7.4. Como essa região está se voltando em direção à Terra, a possibilidade de novas erupções direcionadas ao planeta aumenta. A NOAA estima uma chance de 65% para erupções de classe M e 15% para de classe X nos próximos dias.

E enquanto o Sol segue em alta atividade, fenômenos curiosos também chamam a atenção dos astrônomos. Entre eles, a chamada “chuva coronal”, quando plasma superaquecido, com milhões de graus Celsius, cai de volta à superfície solar, lembrando uma espécie de chuva feita de fogo.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

Investimentos massivos em IA acendem sinal vermelho no mercado global

Presidente do Fórum Econômico Mundial aponta que excesso de expectativas em torno...

Projeto do Real Digital muda de rumo e perde função de pagamento

Problemas com proteção de dados levaram o BC a suspender parte da...

Casas ‘inteligentes’ perdem espaço para o bem-estar analógico

Desconforto com tecnologia, dificuldade de uso e problemas de conectividade impulsionam movimento...

OAB-RJ entra com ação contra Meta por falha de segurança no WhatsApp

Entidade questiona demora da empresa em bloquear contas que tiveram linha telefônica...