Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Trabalhadores ajuizarão ação para Cobra cumprir Cláusula 49ª
Notícias

Trabalhadores ajuizarão ação para Cobra cumprir Cláusula 49ª

16

A Fenadados e a Cobra Tecnologia realizaram no dia 19 de outubro, reunião em Brasília, para tratar pendências. Três pontos foram discutidos: Cláusula 49ª, pagamento da diferença do Vale Cultura e compensação das horas de greve. A mesa ocorreu na sede da Fenadados.

Confira a ata.

Horas de greve – Nesta reunião, a representação dos trabalhadores voltou a negociar a compensação das horas de greve, questão recorrente nas mesas desde que o ACT – Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016 foi assinado no ano passado. O objetivo da Fenadados sempre foi estabelecer junto com a empresa formas de facilitar a compensação. Negociou-se em reuniões anteriores, por exemplo, que a compensação fosse maior do que 30 minutos por dia; e as horas de treinamento fossem consideradas para fins de compensação.

É importante destacar também que, segundo o ACT, o prazo para a compensação era de até 180 dias após a assinatura do ACT 2015/2016, prazo já esgotado em agosto mas que vem sendo estendido por meio das negociações feitas pela representação dos trabalhadores.

Na rodada de hoje, especificamente, queria-se estender o prazo para a compensação até 15/11 para aqueles que ainda não restituíram todas as horas paradas. No entanto, a empresa não aceitou, justificando que foram dadas várias oportunidades para a compensação. Com isso, a representação dos trabalhadores solicitou que a empresa não realizasse o desconto a partir da folha de outubro/2016, e propôs que o desconto fosse efetuado em três parcelas nos meses de novembro/2016, dezembro/2016 e janeiro/2017. Porém, a Cobra Tecnologia não acatou a proposição.

Por fim, a representação dos trabalhadores propôs a utilização dos abonos (NI 109) para compensação das horas devidas e o parcelamento em até 2 vezes do pagamento dos valores devidos pelos trabalhadores que não compensaram as horas de greve, o que foi aceito pela empresa. A Fenadados e os sindicatos filiados conseguiram ainda que a primeira parcela só seja descontada no mês de novembro de 2016. A segunda será em dezembro de 2016.

Outra conquista feita nesta reunião foi o acesso às listas de compensação. Os gestores nos estados estão com uma lista na qual é possível conferir as horas compensadas por cada trabalhador. Até o dia 15/11, os trabalhadores poderão checar nesta relação se o seu quantitativo de horas compensadas está correto, com isso, poderão corrigir qualquer discrepância e evitar desconto indevido.

Cláusula 49ª – Após meses de negociação, e frustradas todas as tentativas de solução para o impasse da aplicabilidade e cumprimento da Cláusula 49ª, a representação dos trabalhadores comunicou à empresa que “não resta outra alternativa aos trabalhadores a não ser o ajuizamento de ação de cumprimento do ACT 2014/2015 e 2015/2016”, registrou na ata.

Vale Cultura – A empresa acatou a reivindicação dos trabalhadores e, neste sentido, comunicou que pagará os valores do benefício referentes aos meses de outubro/2014, novembro/2014 e dezembro/2015. O pagamento será realizado até 30 de novembro de 2016.

Publicado originalmente em: http://fenadados.org.br/artigo/ver/id/4945/0/cobra__trabalhadores_ajuizarao_acao_para_cobra_cumprir_clausula_49

3933fpp_1608 7138fpp_1579

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Posts relacionados

Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa

Entrevistados querem psicólogos nas escolas para mudar cenário

Governo cria grupo de trabalho para gerenciar Plano Brasileiro de Inteligência Artificial

Grupo atuará por quatro anos no acompanhamento da implementação do PBIA

Cientistas transformam chumbo em ouro com acelerador de partículas

Experimento provocou colisões entre núcleos de chumbo a velocidades próximas à da...

Brasil fecha acordos com gigantes chinesas em produção de chips e entregas

Acordos fechados pelo governo brasileiro incluem ainda investimentos nas áreas alimentação, energia...