Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Destaque Unicamp inaugura supercomputador de IA para pesquisas em petróleo
DestaqueTI

Unicamp inaugura supercomputador de IA para pesquisas em petróleo

Cluster reforça infraestrutura de computação avançada da universidade para projetos que integram inteligência artificial e engenharia de petróleo

7

Supercomputador de IA – O Laboratório de Inteligência Artificial (IA) Recod.ai, do Instituto de Computação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), colocou em operação uma das mais potentes infraestruturas de computação para IA já instaladas na instituição.

O novo supercomputador foi adquirido com recursos da Shell Brasil por meio da cláusula de PD&I da ANP, dentro do escopo do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO/Unicamp). A máquina será utilizada em pesquisas que combinam inteligência artificial e engenharia de petróleo, com foco em otimizar decisões operacionais em campos do pré-sal brasileiro.

LEIA: Compras governamentais ganham modalidade digital com criação do Sicx

Nomeado Abaporu, referência à obra modernista de Tarsila do Amaral, reinterpretada pelo grupo como o “devorador de dados”, o cluster reúne 28 placas gráficas NVIDIA H200 e L40s, atualmente entre as mais rápidas do mercado para aplicações de IA. O investimento inicial é de aproximadamente US$ 1 milhão.

Instalado no datacenter do Instituto de Computação, o sistema atenderá prioritariamente aos projetos desenvolvidos em parceria com a Shell Brasil, embora também possa ser usado em outras pesquisas do Recod.ai e do instituto, conforme disponibilidade.

“O Abaporu deve ser hoje o maior cluster de inteligência artificial da Unicamp, e um dos mais robustos dedicados à pesquisa universitária no país”, afirma o coordenador do Recod.ai, Prof. Anderson Rocha, líder do projeto.

“Entre os objetivos da área de P&D da Shell está acelerar a utilização de tecnologia de ponta. Projetos como esse ampliam nossa capacidade de impulsionar a digitalização, aplicar inteligência artificial a desafios complexos da indústria de energia, integrando ciência, dados e inovação com impacto positivo nos negócios”, destaca Olivier Wambersie, diretor-geral de Tecnologia da Shell Brasil.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Thomaz Marostegan/Unicamp/Agência Brasil)

Posts relacionados

Compras governamentais ganham modalidade digital com criação do Sicx

Novo Sistema de Compras Expressas promete agilizar contratações e ampliar participação de...

Black Friday: veja fraudes frequentes e como se proteger nas compras

Especialistas alertam para promoções irresistíveis, vídeos falsificados e ofertas-relâmpago que circulam durante...

TI

Vítima de ‘phishing’ será indenizada pelo Google; saiba o que é

Tribunal reconhece falta de mecanismos mínimos de segurança no Google Ads após...

TI

Novo sistema de rastreamento do Pix promete recuperação rápida de valores desviados por golpes

Mecanismo Especial de Devolução (MED) 2.0 aprimora rastreamento de transações e poderá...