Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Você sabe qual o valor mínimo do seu auxílio-alimentação?
Notícias

Você sabe qual o valor mínimo do seu auxílio-alimentação?

Medida beneficia milhares de profissionais de TI em um setor vital para a economia digital de Mato Grosso do Sul, marcado pelo crescimento de polos tecnológicos

1.2k
Você sabe qual o valor mínimo do seu auxílio-alimentação?
Você sabe qual o valor mínimo do seu auxílio-alimentação?

Valor mínimo do seu auxílio-alimentação – Você sabe qual o valor mínimo do auxílio-alimentação para os trabalhadores de TI do Mato Grosso do Sul? A Cláusula 23ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Sindicato dos Profissionais em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de Mato Grosso do Sul (SPPD-MS) fixa o valor mínimo mensal de R$ 777 para cada trabalhador.

A medida, que visa equilibrar segurança alimentar e sustentabilidade empresarial, aplica-se a empresas de tecnologia e processamento de dados com 25 ou mais funcionários. O vale deve ser entregue até o 5º dia útil do mês, em parcela única, e não integra a remuneração do funcionário, excluindo-o de cálculos como FGTS e férias.

Além disso, as empresas devem vincular o benefício ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), com desconto máximo de 5% em folha de pagamento. Outro ponto é a possibilidade de substituir o vale-alimentação por vale-refeição, mediante acordo entre as partes — alternativa que pode facilitar o acesso a estabelecimentos parceiros ou adequar-se à rotina de profissionais de TI.

LEIA: Sócios e contribuintes do SPPD-MS agora têm acesso ao Sindplay! Confira!

Na hipótese de o funcionário permanecer trabalhando após a jornada de trabalho normal, ou durante plantão, por período superior a duas horas, a empresa terá que fornecer um lanche ou vale-alimentação no valor equivalente a R$ 13,30, adequado ao horário em que o serviço está sendo prestado.

O texto especifica situações de não concessão do benefício: afastamentos ou licenças a partir do 16º dia, aviso prévio indenizado e faltas não justificadas. Em casos de admissão, demissão ou retorno de licenças, o pagamento será proporcional (1/30 do valor por dia trabalhado).

A cláusula também permite descontos em rescisões se o vale foi antecipado e não houve contrapartida em dias trabalhados – desde que o trabalhador mantenha 30 dias para utilização após o desligamento.

A medida beneficia milhares de profissionais em um setor vital para a economia digital de Mato Grosso do Sul, marcado pelo crescimento de polos tecnológicos.

Posts relacionados

Polícia desarticula quadrilha que aplicava golpes em servidores via Gov.br

Grupo criminoso acessava contas de servidores públicos para contratar empréstimos consignados de...

Carnaval não é feriado no Brasil; direitos dependem de lei local e acordo coletivo

Saiba quando há pagamento em dobro, compensação de horas ou desconto de...

Golpes com Pix usam IA e atingem milhões de brasileiros

Empresa de cibersegurança alerta para a sofisticação das fraudes, que exploram dados...

Suécia quer banir celulares nas escolas para reduzir distrações e proteger a saúde mental

Projeto prevê recolhimento dos aparelhos no início do dia letivo assim como...