Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] I CNPJ: 15.579.279/0001-87
Home Notícias Vídeo feito com IA engana casal, que viaja 300 km para conhecer local fictício
Notícias

Vídeo feito com IA engana casal, que viaja 300 km para conhecer local fictício

Vídeo falso, com repórter e depoimentos de turistas gerados por inteligência artificial, enganou até moradores locais

312

IA – Um casal de idosos saiu de Kuala Lumpur, capital da Malásia, e percorreu 300 quilômetros até o estado de Perak para conhecer uma atração turística após verem online o vídeo de uma reportagem da emissora de TV Rakyat com um novo teleférico na região. O problema é que a reportagem foi criada por inteligência artificial, e a atração não existe.

O vídeo, compartilhado nas redes sociais, apresentava entrevistas com turistas e moradores, além de uma jornalista criada por inteligência artificial. A peça enganou o casal, que ficou chocado ao descobrir que o teleférico era fictício. Segundo uma funcionária de um hotel em Gerik, Perak, que relatou o caso nas redes, uma das vítimas chegou a considerar processar a “repórter” que apareceu no vídeo.

LEIA: Hackers invadem sistemas de órgãos governamentais em diversos países

A repercussão foi tanta que levou a uma manifestação pública do representante local Yazlan Sunardie Che Yahaya. Ele confirmou que a atração não existe e alertou os internautas sobre os perigos de se confiar em vídeos criados por IA.

“Claro que não existe… mas admito que foi emocionante assistir. Nos divertimos, mesmo que fosse somente conteúdo gerado por IA”, afirmou.

Apesar do realismo do vídeo, especialistas apontam alguns sinais que podem denunciar conteúdos gerados por inteligência artificial. Iluminação excessiva ou vinda de ângulos incoerentes, texturas artificiais em elementos naturais como árvores e água, e expressões ou gestos exagerados nos personagens são alguns dos indícios mais comuns.

Observar esses detalhes com atenção é a chave para evitar situações embaraçosas como a vivida pelo casal malaio, ou até problemas mais graves, como fraudes e extorsões.

(Com informações de Techtudo)
(Foto: Reprodução/Freepik/family31)

Posts relacionados

Investimento do BNDES fortalece produção nacional de semicondutores com aporte à Zilia

Projeto contempla ampliação da capacidade produtiva, aquisição de equipamentos e criação de...

Cientistas criam sistema de navegação para drones baseado em abelhas

Pesquisadores holandeses desenvolvem sistema que permite a drones retornar ao ponto de...

Empresas admitem usar IA como justificativa para demissões, aponta pesquisa

Levantamento mostra que 59% das empresas destacam a inteligência artificial para justificar...

Copa de 2026 pode ser um raro momento de sintonia coletiva global

Em um cenário marcado pela personalização extrema dos conteúdos digitais, o Mundial...