Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Destaque 5G completa três anos no Brasil com presença em mais de mil cidades
DestaqueTI

5G completa três anos no Brasil com presença em mais de mil cidades

Inaugurada em 6 de julho de 2022 em Brasília, internet 5G tem mais de 47 milhões de usuários

10

5G – A tecnologia 5G chegou ao terceiro ano de operação no Brasil no domingo (6), consolidando sua presença em mais de mil cidades e alcançando cerca de 47,2 milhões de usuários.

Segundo dados divulgados pela Conexis Brasil Digital, o avanço tem sido impulsionado principalmente pela instalação da rede em municípios com maior densidade populacional, o que já permite que mais de 70% da população brasileira tenha acesso à nova geração de internet móvel.

LEIA: Caixa marca leilão com mais de 2 mil imóveis e até 60% de desconto

O serviço foi inaugurado em Brasília, no dia 6 de julho de 2022. Desde então, São Paulo se destacou como o estado com maior concentração de infraestrutura, com mais de 10,2 mil antenas instaladas em 622 cidades — o equivalente a um quarto do total nacional. Na outra ponta, o Acre possui apenas 169 antenas em cinco municípios.

Pelas regras estabelecidas no edital da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), publicado em 2021, as operadoras deveriam implantar a tecnologia em todas as capitais e em cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025. Segundo a Conexis, essa meta já foi integralmente superada e as empresas avançaram 60% além do previsto para 2026. Em termos de infraestrutura, já foram instaladas 45.281 antenas — 73% da meta estipulada para 2030.

O 5G se destaca por oferecer velocidades muito superiores ao 4G, além de menor tempo de resposta (latência) e maior capacidade de conectar dispositivos simultaneamente. Essa combinação viabiliza aplicações inovadoras em áreas como a telemedicina, automação industrial, agricultura de precisão e Internet das Coisas (IoT).
Apesar dos avanços técnicos, a ausência de legislação local sobre a instalação de antenas tem dificultado a expansão plena da rede. A chamada Lei Geral das Antenas (Lei nº 13.116/2015) ainda não foi regulamentada em muitos municípios. Em abril, apenas 450 cidades haviam atualizado suas legislações, concentrando 85% das estações 5G do país. Nos demais 849 municípios, onde a legislação permanece desatualizada, apenas 15% das antenas estão em operação.

A diferença no atendimento também é evidente quando se analisa a média de habitantes por antena: nas cidades com legislação adequada, cada estação atende cerca de 3.189 pessoas. Já nas localidades sem regras atualizadas, esse número mais que dobra, chegando a 7.031 moradores por antena, o que compromete a qualidade da conexão.

Mesmo com os desafios, o Brasil avança na consolidação do 5G, com infraestrutura em ritmo acelerado e cobertura cada vez mais ampla.

(Com informações de Agência Brasil)
(Reprodução/Freepik/FellowNekocat)

Posts relacionados

Caixa marca leilão com mais de 2 mil imóveis e até 60% de desconto

Vendas serão realizadas por leilão virtual nos dias 14, 17, 21 e...

Conheça a palavra que pode potencializar interações com IA

Descubra como uma única palavra transforma comandos básicos em respostas estratégicas e...

TI

Meta é condenada a indenizar usuário por violar regras de privacidade da UE

Decisão afirma que a empresa faz transferência contínua de dados pessoas dos...

TI

Brics propõe IA de código aberto e regulação liderada pela ONU

Declaração conjunta destaca acesso equitativo, impactos sociais e ética no uso da...