História
Trinta anos defendendo seus interesses
Em 16 de abril de 1984 começava a se desenvolver aquela que seria o embrião do nosso Sindicato. Cria-se então, a Associação dos Profissionais de Processamento de Dados de Mato Grosso do Sul – APPD-MS
O SPPPD/MS foi criado em Assembleia Geral Extraordinária da Associação de Profissionais de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso do Sul – APPD/MS do dia 25/10/1988 na sede do sindicato dos bancários. Naquela Assembleia, os membros da antiga associação decidiram transforma-la em sindicato com a seguinte abrangência e denominação: Sindicato dos Profissionais de Processamento de Dados de Mato Grosso do Sul, Serviços de Informática, Similares do Estado de Mato Grosso do Sul – SPPD/MS.
Após tantos anos de existência o sindicato travou inúmeras lutas na defesa dos interesses da categoria, passou por bons e maus momentos. Constituiu patrimônio com a aquisição da sede própria e toda sua estruturação física e administrativa. Nossa sede, hoje conta com área adequada para o atendimento de seus filiados com qualidade e conforto. Agora o SPPD/MS se encontra suficiente forte, maduro e determinado em criar novos serviços, se comunicar melhor e mais constantemente com seus filiados e prosseguir na luta em defesa dos interesses de todos os trabalhadores da nossa base indistintamente: essa é a razão principal da sua existência.
1984
- Presidente: Amim José Carneiro
- 1º Vice Presidente: Fernando Antonio Lopes
- 2º Vice Presidente: Antonio Racceli da Costa
- Administrativo Financeiro: Edézio Calderon Correa
- Relações Profissionais: Abelardo Teixeira Fraga
- Técnico Científico: Paulo Lopes
- Divulgação: Djalma Loubert da Rosa
- Atividades Sociais e Esportivas: Edson Hideki Akamine
Em 16 de abril de 1984, um grupo de profissionais do setor criou, aprovou estatuto e elegeu a primeira diretoria da Associação dos Profissionais de Processamento de Dados de Mato Grosso do Sul – APPD-MS.
1985
Amim José Carneiro então presidente da APPD-MS e Superintendente da Secretaria de Planejamento do Estado de Mato Grosso do SUL, cria um grupo de trabalho composto por profissionais de vários órgãos e empresas públicas com objetivo de elaborar primeiro Plano Diretor de Informática do Governo.
Tendo por base aquele plano o Governo do Estado cria a Empresa de Processamento de Dados de Mato Grosso do Sul S/A – PRODASUL, a Estatal que iria gerir todos os serviços de processamento de dados, desenvolvimento e manutenção de sistemas e demais atividades afins. Este evento daria um grande impulso no mercado de informática, como chamávamos todo o setor naquela época. Consequentemente houve um aumento significativo na demanda de profissionais de TI.
1988
Foi nesse cenário extremamente favorável que em 24/03/1988 foi eleita provisoriamente uma diretoria com o profissional, Enivaldo Carneiro Bucker como presidente, para reorganizar a APPD-MS com o único propósito de transforma-la no nosso sindicato.
Em assembleia da APPD-MS no dia 25/10/1988, na sede do Sindicato dos Bancários, foi tomada por unanimidade a decisão de transformar aquela associação nesse sindicato. Aprovamos nosso primeiro estatuto, definimos o valor da cobrança da mensalidade e marcamos a data da primeira eleição.
Em 24/11/1988 na sede provisória do SPPD-MS elegemos a nossa primeira diretoria e assim, em 22/12/1988 tomou posse:
Presidente: Adão Rodrigues de Oliveira
1º Vice Presidente: Jair Buchara Justiniano
2º Vice Presidente: Enivaldo Carneiro Bucker
1º Secretário: José Maria Fonseca Barbosa
2º Secretário: Dirceu F. Ribeiro
1º Tesureiro: Eloi Nass
2º Tesureiro: Samuel Martins Alonso
Suplentes: Sidney Dias Barbosa; Eliezer Inácio Ferreira; Gerson Soeiro de Pinho; Roberto Carlos Mazzini; Neraldo Araújo; Regino Salvador Códova de Souza e Telmo Barbosa de Oliveira.
1989
Empossados no final do ano anterior, esses dirigentes pioneiros iniciam a nossa histórica caminhada. A partir daí, muito se fez em prol da nossa categoria. Destacamos desta gestão algumas assembleias:
Em 12/01/1989, 30/01 e 13/02 realizadas para negociação salarial com a Prodassul.
Em 16/02/1989, para decidirem sobre: revisão da contribuição sindical, eleição do conselho fiscal e criação de comissão de empresas.
Em 22/02/1989, para decidirem sobre a reformulação do estatuto.
Em 07/06/1989, para decidirem sobre: encaminhar proposta de reajuste salarial à Cetil, definição de índice do reajuste salarial para fechamento do acordo coletivo com a Prodassul, repasse das negociações mantidas com Federação/Serpro/Datamec e Dataprev.
Em reunião da diretoria executiva datada de 28/06/1989 Adão Rodrigues de Oliveira renuncia ao seu mandato. Em 24/07/1989, ex-presidente presta contas e se despede.
Ficou assim composta a nova diretoria :
Presidente: Jair Buchara Justiniano
1º vice presidente: Enivaldo Carneiro Bucker
2º vice-presidente: Dirceu Feo Ribeiro
1º secretário: Samuel Martins Alonso
2º secretário: Telmo Barbosa de Oliveira
1º tesoureiro: Eloi Nass
2º tesoureiro: Sidney Dias Barbosa
Suplentes: Eliezer Inácio Ferreira; Gerson Soeiro de Pinho; Roberto Carlos Mazzini; Neraldo Araújo; Regino Salvador Códova de Souza.
Em 07/07/1989, com a categoria dos empregados da Prodasul para analisar proposta; instaurar dissidio coletivo de trabalho e paralização total das atividades. Nesta assembleia realizou-se o primeiro movimento de grave do SPPD-MS.
Em 08/08/1989, para decidirem sobre: filiação à Fenadados.
Em 10/08/1989, com os empregados do Serpro/Dataprev para deliberar sobre a contribuição assistencial e o acordo salarial de 89/90.
Em 16/10/1989 para negociar campanha salarial, e pauta com as seguintes empresas: Datamec; Datapev e Serpro.
1990
Em 21/05/1990, negociar IPC de março e abril/90 e acordo coletivo em vigor. 24/05 negociação salarial (Prodasul).
Em 09/10/1990 para deliberar: aprovação da pauta de reivindicações, autorização dos descontos da contribuição assistencial, em folha de pagamento em favor do SPPD/MS.
Em 09/11/1990 funcionários Prodasul para deliberar sobre o exercício de greve.
1991
Em 28/05/1991 com os funcionários da empresa Cetil, eleição da comissão de trabalhadores.
Em 11/06/1991 com os funcionários da empresa Serpro, para proposta de antecipação salarial e criação da comissão de trabalhadores.
Em 22/11/1991, na primeira sede do sindicato à rua Marechal Rondon, 2511 b, para eleição da diretoria para o próximo mandato.
Em 25/11/1991 acontece na sede do sindicato a solenidade de posse da nova diretoria, assim constituída:
Presidente: Jair Buchara Justiniano. Membros Efetivos: Nazio Severino Veiga; Dirceu Feo Ribeiro; Sidney Dias Barbosa; Divino Lopes de Faria; Mauro Rodrigues de Oliveira e Genésio Bispo do Nascimento.
Suplentes: José Moreira Portela; Luciano Pontes da Silva; Renato da Fonseca Lima; Roberto Carlos Mazzini; Dulcinéia Aparecida de Souza; Cezar Angelo; Edson Luiz Hesporte.
Conselho Fiscal Titular: Valdir Ferreira Alves; Telmo Barbosa Oliveira e Itamir Chamorro da Silva. Conselho Fiscal Suplente: Nilton Lemes Garcia; Enivaldo Carneiro Bucker e Gerson Mendes Flores.
1992
No início deste mandato mudamos a nossa sede para a Rua João Pedro de Souza próximo da Prodasul.
Assembleias e conquistas mais significativas deste mandato foram:
Em 24/09/1992, na nova sede na Rua João Pedro de Souza, 1001 – sala 02, Monte Líbano, para aprovação da pauta de reivindicações, negociação salarial com a Prodasul.
1993
Em 24/09/1993, na nova sede na Rua João Pedro de Souza, 1001 – sala 02, Monte Líbano, para Discussão sobre a pauta de reivindicações, negociação salarial com a Prodasul.
Em 20/10/1993, na nova sede na Rua João Pedro de Souza, 1001 – sala 02, Monte Líbano para aprovação da pauta de reivindicações e negociação salarial com a Prodasul.
1994
Em 23/09/1994 para aprovação da pauta de reivindicações.
Em 25/11/1994 para eleição da nova diretoria para o triênio 1995/1997.
Em 26/12/1994 – solenidade de posse da diretoria eleita.
presidente: Nazio Severino Veiga
vice-presidente: Dinair S. Pinheiro
1º secretário: : Romildo P. Oliveira
2º secretário: Osni C. Coutinho
1º tesoureiro: Mirta M. Pereira
2º tesoureiro: Mauro Rodrigues Oliveira.
1995
Assembleias e conquistas mais significativas deste mandato:
Em 29/09/1995 para aprovação da pauta de reivindicações, negociação salarial da categoria.
Em 28/10/1995 na nova sede na Rua João Pedro de Souza, 1001 – sala 02, Monte Líbano, para aprovação da pauta de reivindicações e negociação salarial com a Prodasul.
1996
Em 21/09/1996 para aprovação da pauta de reivindicações e negociação salarial da categoria.
Em 13 e 14/09/1996 para aprovação da pauta de reivindicações e negociação salarial da Prodasul.
Aprovação de negociação salarial com a Prodasul.
1997
Em 18 e 19/09/1997 para aprovação da pauta de reivindicações, negociação salarial.
Em 25/11/1997 na sede do sindicato foi eleita a diretoria para o próximo triênio 1997/2000.
Em 26/10/1997 a chapa eleita toma posse na sede do sindicato.
Presidente: Nazio Severino Veiga;
1º vice-presidente: Jair Buchara Justiniano;
2º vice-presidente: Mercedes Luzia Whitlock;
1º secretário: Elio Vieira;
2º secretário: Maria Socorro S. P. P. Figueiredo;
1º tesoureiro: Mauro Rodrigues de Oliveira;
2º tesoureiro: Adriana Barros.
Suplentes da Diretoria: Nilda Lacerda Cavalcante; Fabio Moreira Machado; Edmirson Vasques Cunha; Walfran Luiz Azuaga Barbosa; Luiz Ademar Proença Diniz; Reginaldo Silva Teixeira Jr; Clemente José de Almeida.
1998
Assembleias e conquistas mais significativas deste mandato:
Em 16/04/1998 assembleia realizada para discussão e aprovação das pautas de reivindicações das empresas Dataprev e Serpro.
Em 26/09/1998 assembleias realizadas para discussão e aprovação das pautas de reivindicações da empresa Prodasul.
1999
Em 06/04/1999, assembleias realizadas para discussão e aprovação das pautas de reivindicações das empresas Dataprev e Serpro.
Em 20/09/1999, assembleias realizadas para discussão e aprovação das pautas de reivindicações da empresa Prodasul.
2000
Em 01/02/2000 para reformulação e adequação do estatuto.
Em 05/06/2000 realizada com os ex-funcionários da empresa Prodasul para proposta de pagamento. Firmado acordo de pagamento em 06 parcelas.
Em 28/09/2000 para aprovação de pauta de reivindicações com os funcionários da empresa Prodassul.
Em 26 de outubro de 2000 o governo do Estado numa decisão contrária a ideologia do seu, partido aquele que sempre defendeu os trabalhadores e as empresas estatais, resolve extinguir a Prodasul, indo na contra-mão dos demais estados da união. Sem dúvidas uma perda irreparável para a nossa categoria e os demais empregados daquela empresa.
Em 17/11/2000, ata de encerramento de prazo para registro de chapas: registrada a chapa Única (NOVOS RUMOS). Composta pelos seguintes membros:
Diretoria Executiva: Jair Buchara Justiniano; Alberto Correa de Melo; Mercedes Luzia Whitlock; João Pedroso de Barros Filho; Walfran Luiz Azuaga Barbosa; Mariza Fontoura Ocampos; Antonio João Delgado, Luiz Carlos Simão; Luiz Fabiano Câmara; Elio Vieira; Clemente José de Almeida; Maura Mitsico A. Shiroma; Carlito Vieira Theodorico Melo; Damares Alves de Araujo. ConselhoFiscal: Mauro Rodrigues de Oliveira; Nazio Severino Veiga; José Guilherme Mônaco Ribas; Célia Shigueko Arakaki; Roberto Carlos Sotero e Reginaldo Silva Teixeira Jr.
Nesta eleição, pela primeira vez, acontece um embate eleitoral com a inscrição de duas chapas concorrentes. Devido a divergências estatutárias houve a necessidade de se recorrer a justiça para garantir a inscrição da chapa opositora.
Em 30/11/2000 por cumprimento de preceito legal, conforme mandato liminar expedido pela justiça garantiu-se o direito de registro da Chapa 02 (FORÇA E UNIÃO), composta pelos seguintes membros:
Diretoria Executiva: João josé Machado; Sergio Luiz Romanholi; Abelardo Teixeira Fraga; Eddie Alessandro Miranda Carvalho; João Carlos Domingos; Tarley Mendes Ireno; Manoel Carlos de Souza; Willian Carvalho; Edvaldo Aparecido Leoncio de Lima; Antonia Teixeira de Souza; Sergio Roberto Saito; Wilson Marcio Ferreira Medina; Mauro Mauad de Carvalho Camera; Reinaldo Cavalheiro. Conselho Fiscal: Ivan Tadeu Pires; Emir Mansur Smaka; Rainier Ilis da Silva; Luiz Alberto de Oliveira Azevedo; Americo Castelo Branco de Oliveira Filho.
Em 08/12/2000 para eleição da Diretoria Executiva para o próximo triênio. Resultado da apuração: Chapa 01 (Novos Rumos) 22 votos válidos; Chapa 02 (Força e União) 87 votos válidos, sendo esta última declarada vencedora.
2001
Assembleias e conquistas mais significativas deste mandato:
Em 02/01/2001 solenidade de posse da diretoria executiva eleita.
João Machado nosso novo presidente inaugura uma gestão renovadora, aumentando a participação dos nossos associados dando transparência nas suas decisões e desenvolvendo ações de interesse categoria.
Em 25/01/2001 para ratificação da categoria quanto a negociação do acordo coletivo de trabalho, explanação sobre situação financeira do sindicato e aos representantes da Prodasul. Pedimos que prestassem esclarecimentos às dúvidas dos funcionários quanto a extinção da empresa.
A diretoria informa que nos últimos meses do ano de 2000 foi dispendida uma soma considerável de recursos financeiros, gasto na compra de um terreno e construção de uma sede na chácara dos poderes. Devido a não utilização do empreendimento pela categoria e a pouca disponibilidade de recursos para mantê-la foi proposta e autorizada a sua venda. Definiu-se ainda nesta assembleia a troca os serviços das assessorias: contábil e jurídica.
Em 02/05/2001 para decidirem sobre a greve da categoria a partir do dia 15/05/2001.
Em 13/09/2001 para decidirem sobre pauta de reivindicação salarial.
Em 20/09/2001 com ex-funcionários da extinta Prodasul para reivindicação salarial.
Em 23/10/2001 reunião com os funcionários para deliberar sobre a manutenção do plano de saúde da categoria vinculada a extinta Prodasul, ficando o SPPD-MS responsável pelo plano de saúde da Unimed a partir de 01/12/2001.
2002
Em 08/02/2002 reunião realizada com os associados da entidade para alteração do estatuto e avaliação sobre proposta de venda do imóvel na chácara dos poderes. Ficou decidido a sua venda por R$ 40.000,00, dando desta forma um folego financeiro ao deficitário caixa recebido da gestão anterior.
Em 09/08/2002 com os funcionários lotados no Posto Fiscal XV de Novembro (Bataguassu) para a criação da Delegacia Sindical naquela localidade.
Em 16/09/2002 para decidirem sobre pauta de reivindicação salarial e criação de delegacias sindicais e alteração do estatuto da categoria.
2003
Em 12/03/2003 para a criação da Federação dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado de Mato Grosso do Sul – Feserp-MS, sua filiação e escolha dos Delegados Federativos.
O SPPD-MS participou ativamente da criação da Federação dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado de Mato Grosso do Sul – Feserp-MS, conquistando as diretorias de finanças, secretaria geral e de patrimônio da entidade recém criada.
Em 10/09/2003 encerra-se o prazo para registro de chapas.
Mais uma vez tivemos duas chapas concorrentes:
Chapa 01 (Força e União) composta por: Diretoria Executiva: Presidente: João José Machado; Vice-Presidente: Luis Cezar Ribeiro; 1º Secretário: Abelardo Teixeira Fraga; 2º Secretário: Lorivaldo Antonio de Paula; Tesoureiro: Sergio Luiz Romanholi; Diretor Social: Tarley Mendes Ireno; Diretor de Esportes: Rui Augusto Teté Antonio.
Suplentes da Diretoria: Sérgio Roberto Batista Saito; Edinei Gonçalves Lemes; Maria Lucia Popovits Kotai; Isabel Maria Vieira Ferreira; Dinamar Matos Furtado de Barros; Manoel Carlos de Souza; José Ferreira de Deus; Conselho Fiscal: Emir Mansur Smaka; Ivan Tadeu Pires; Roberto Carlos Mazzini; Suplentes do Conselho Fiscal: Eddie Alessandro Miranda Carvalho; Luiz Alberto de Oliveira Azevedo e Rosana Ferreira Cintra.
Chapa 02 (Lógica), composta por: Diretoria Executiva: Presidente: Nazio Severino Veiga; Vice-presidente: Carlos Alberto Gregol da Silva; 1º Secretário: Solange Conceição Pina Ferreira London; 2º Secretário: Amanda Bareiro Costa; Tesoureiro: Mauro Rodrigues de Oliveira; Diretor Social: Cristiane Rezende Correa Maia; Diretor de Esportes: Sérgio da Costa Correa.
Suplentes da Diretoria: Fernando Antonio Lopes; Eduardo de Oliveira; Ednilson Mendes; Walfran Luiz Azuaga Barbosa; Clemente José de Almeida; Mercedes Luzia Whitlock; João Amauri Raffa de Souza. Conselho Fiscal: Patricia Penteado Escobar Longen; Eliete Teresinha Lang de Oliveira. Suplentes do Conselho Fiscal: Gilberto de Castro Weiler; José Eduardo Sodré; Agnes Solenia de Moura Garcia e Silvia Ocampos da Silva.
Em 25/11/2003 eleições e divulgação da ata geral de votação realizada, tendo a Chapa 01 (Força e União) declarada vencedora com 151 votos contra 60 votos da chapa 02 (Lógica).
2004
Assembleias e conquistas mais significativas deste mandato:
Em 02/01/2004 toma posse a diretoria eleita para o triênio 2004/2006.
Em 02/03/2004 solenidade de posse dos delegados sindicais, Roselir da Graça Martins e Robson Fernandes Leon.
A crescente demanda de serviços e o limitado espaço disponível no imóvel que ocupávamos na Rua João Pedro de Souza, mudamos para outro mais adequado as nossas necessidades na mesma rua, agora no número 729.
Em 30/07/2004 na sede do sindicato foi aprovada a pauta de reivindicações.
2005
Em 03/06/2005 na sede do sindicato para tratar da autorização para alienação do imóvel na chácara dos poderes.
2006
Em 01/02/2006 na sede do sindicato negociação de reajustes dos contratos da Unimed.
Em 21/09/2006 na sede do sindicato para prorrogação de registro de chapas.
Registrada a Chapa Única com a seguinte composição: Diretoria Executiva: Presidente: Luis Cezar Ribeiro; Vice-presidente: Edinei Gonçalves Lemes; 1º Secretário: Sergio Luiz Romanholi; 2º Secretário: Caio Graco Pompeu; Tesoureiro: Emir Mansur Smaka; Diretor Social: Maria Helena Bernal Araújo; Diretor de Esportes: Ismael Fumio Wagatuma. Suplentes da Diretoria: Carlos Alberto Arruda de Campos; Marcia Cristina de Souza Campos; Abelardo Teixeira Fraga; João José Machado.
Conselho Fiscal: Luiz Alberto de Oliveira Azevedo; João Carlos Domingos; Ana da Silva Paula. Suplentes do Conselho Fiscal: Manoel Carlos de Souza; Sérgio Roberto Batista Saito; Ana Karina Ferreira Espíndola.
em 28/11/2006 eleição, apuração e divulgação da ata geral de votação realizada. eleita a chapa única com 97 votos.
2007
Em 02/01/2007 solenidade de posse da diretoria eleita para o triênio 2007/2009.
Em 12/01/2007 ratificação da filiação à Federação dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado de Mato Grosso do Sul – Feserp-MS e formação da comissão de estudo do plano de cargos e saláarios dos servidores lotados na SGI.
Em 22/09/2007 no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados à Rua Rui Barbosa, 703 para aprovação da proposta do novo plano de Cargo e Carreira do pessoal da SGI.
Em 30/07/2007 na sede do sindicato para aprovação da pauta de reivindicações.
Em 22/09/2007 no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados para deliberar e aprovar o novo plano de Cargo e Carreira da SGI.
2008
Em 15/08/2008 na sede do sindicato para aprovação da pauta de reivindicações.
Em 01/09/2008 na sede do sindicato para empossar os delegados sindicais.
Nesta gestão o presidente, Luis Cezar Ribeiro, em assembleia histórica, adquire e inaugura a nossa sede própria na rua Farroupilha, 252 no bairro Vila Carvalho em Campo Grande. Enfim, nosso endereço definitivo.
2009
Em 21/08/2009 na sede do sindicato para aprovação da pauta de reivindicações da categoria.
Em 08/09/2009 encerramento do prazo para registro de chapas e uma única chapa foi inscrita (União e Trabalho).
Em 27/09/2009 para votação e divulgação do resultado na sede do sindicato. Eleita a Chapa União e Trabalho com 138 votos e oito abstenções.
2010
Em 02/01/2010 para solenidade de posse da diretoria eleita para o triênio 2010/2012, assim constituída:
Diretoria Executiva: Presidente: João José Machado; Vice-presidente: Luiz Alberto de Oliveira Azevedo; 1º Secretário: Abelardo Teixeira Fraga; 2º Secretário: Luis Cezar Ribeiro; Tesoureiro: Sergio Luiz Romanholi; Diretor Social: Ismael Fumio Wagatuma; Diretor de Esportes: Emir Mansur Smaka.
Suplentes da Diretoria: Caio Graco Pompeu Sabino de Araújo; Ana Karina Ferreira Espíndola; Robson Roberto Duarte Alencar; Sérgio Roberto Batista Saito; Aldemar Gomes Barbosa; Claudemar Martins de Sá; Edinei Gonçalves Lemes. Conselho Fiscal: João Carlos Domingos; Mariza Fontoura Ocampos; Manoel Carlos de Souza. Suplentes do Conselho Fiscal: Patricia Elizabethe Buzinaro Bezerra; Maria Lucia Popovits Kotai; Carlos Alberto Arruda de Campos.
2011
Em 13/01/2011 reunião extraordinária da diretoria executiva do SPPD-MS para aprovar o cancelamento do uso dos livros de atas, sendo aprovada pela necessidade de modernização do processo de registros.
Em 27/01/2011 assembleia geral extraordinária para reformar o estatuto e adequá-lo a nova legislação.
2012
Em 22/06/2012 com os funcionários da empresa AZ Informática para definição do acordo coletivo referente a realização de escala de revezamento para folga aos finais de semana, tanto no período diurno como noturno.
Em 05/10/2012 com os funcionários da empresa AZ Informática para aprovação do acordo coletivo referente ao programa de participação de resultados-PPR.
Em 19/06/2012 com os funcionários da empresa PSG Tecnologia Aplicada para definir acordo coletivo referente a realização de escala de revezamento para folga aos finais de semana tanto no período diurno como noturno.
Em 05/10/2012 com os funcionários da empresa Senior Sistemas S/A – Filial MS para aprovação do contrato coletivo referente ao programa de participação nos lucros e resultados-PPR.
Em 27/09/2012 encerramento do prazo para registro de chapas. Foi encerrado o prazo para registro de chapas concorrentes ao pleito que será realizado no dia 13/11/2012. Cumprindo todas as exigências legais apresentou-se para concorrer ao pleito uma única chapa: União e Trabalho.
Em 13/11/2012 resultado da votação e divulgação do resultado, eleita a chapa União e Trabalho com 112 votos e 7 abstenções.
2013
Assembleias e conquistas mais significativas deste mandato:
Em 10/01/20013 Solenidade na sede do sindicato empossa os membros da chapa eleita para o triênio 2013/2015.
Diretoria Dxecutiva: Presidente: João José Machado; Vice-presidente: Luiz Alberto de Oliveira Azevedo; 1º Secretário: Abelardo Teixeira Fraga; 2º Secretário: Luis Cezar Ribeiro; Tesoureiro: Sergio Luiz Romanholi; Diretor Social: Ismael Fumio Wagatuma; Diretor de Esportes: Emir Mansur Smaka.
Suplentes da Diretoria: Caio Graco Pompeu Sabino de Araújo; Ana Karina Ferreira Espíndola; Sergio Roberto Batista Saito; Claudemar Martins de Sá; Aldemar Gomes Barbosa; Edinei Gonçalves Lemes; Dinamar Matos Furtado de Barros; Jonathan Aldori Alves de Oliveira. Conselho Fiscal: João Carlos Domingos; Mariza Fontoura Ocampos; Manoel Carlos de Souza; Ana Paula Medeiros Rodrigues; Lourdes Pereira Sátimo; Carlos Alberto de Arruda Campos.
No dia 22/02/2013 numa cerimônia simples, mas significativa nossa sede própria foi batizada com o nome “Luis Cezar Ribeiro” em sua homenagem ao nosso ex presidente que a adquiriu em 2008.
2014
Em 25/02/2014 reunião extraordinária realizada com os funcionários da empresa Intersite Informática para acordo coletivo referente à realização do Banco de Horas.
Em 10/07/2014 com a categoria profissional (SGI) no salão redondo da AABB em Campo Grande – MS, sito à rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 615, Jardim Veraneio para deliberar sobre a seguinte ordem do dia: 1) Medidas judiciais e perante o Ministério Público Estadual quanto à extinção da carreira em razão da publicação da lei estadual nº 4.459/2013 por terem se esgotadas todas as tratativas com os representantes do Governo sem que tivessem apresentado qualquer solução.
Em 23/07/2014 com a categoria profissional (SGI) no salão redondo da AABB em Campo Grande – MS, sito à rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 615, Jardim Veraneio para deliberar sobre a seguinte ordem do dia: Deliberação sobre aprovação e encaminhamento do oficio a ser encaminhado para o Governo do Estado sobre a extinção da carreira e suas consequências.
Em 09/09/2014 reunião da diretoria executiva do sindicato, realizada em 09/09/2014, convocada para tratar sobre os seguintes assuntos: 1) Informar a data em que acontecerá o congresso da Feserp/MS; 2) Eleição e posse dos membros da diretoria executiva e do conselho fiscal da Feserp/MS com mandato a se iniciar em 17/10/2014 e término em 16/10/2019 e 3) Escolher os delegados votantes que participarão da eleição.
02/12/2014 com os funcionários da empresa Fácil Informática para negociação das multas devidas pelo atraso no pagamento do salário; 2) Prorrogação do pagamento da lª parcela do 13º salário com fixação de multa.
2015
Em 25/03/2015 com os funcionários da empresa AZ Informática Ltda para aprovação do acordo coletivo referente ao programa de participação de resultados – PPR.
Em 18/05/2015 com os funcionários da empresa Governançabrasil Tecnologia e Gestão em Serviços (GOVBR) na sede do sindicato para aprovação do acordo coletivo referente ao programa de participação nos resultados – PPR.
em 03/06/2015 assembleia geral extraordinária realizada com os funcionários da empresa Senior Sistemas S/A – filial MS, na sede do sindicato para aprovação do acordo coletivo referente ao programa de participação nos lucros e resultados-PPLR.
em 05/10/2015 encerramento do prazo para registro de chapas no prazo estabelecido e cumprindo todas as exigências legais apresentou-se para concorrer ao pleito uma única chapa: Chapa 01 – Força e União, assim constituída:
Diretoria Executiva: Presidente: Abelardo Teixeira Fraga; Vice-presidente: Sérgio Luiz Romanholi; 1º Secretário: Célia Virginia Prado Cheida; 2º Secretário: João José Machado; Tesoureiro: Ismael Fumio Wagatuma; Diretor de Esportes; Robson Roberto Duarte Alencar; diretor social: Flavio Alberto Rena.
Suplentes da Diretoria: Sérgio Roberto Batista Saito; Ana Paula Medeiros Rodrigues; João Carlos Domingos; Mariza Fontoura Ocampos; Manoel Carlos de Souza; Ana Karina Ferreira Espindola e Jonathan Aldori Alves de Oliveira.
Conselho Fiscal: Luiz Alberto de Oliveira Azevedo; Emir Mansur Smaka; Edinei Gonçalves Lemes; Carlos Alberto de Arruda Campos; Francilene Oliveira da Silva e Paulo Rafael Galvão da Silva.
Em 24/11/2015 convocação da diretoria para nomear os delegados sindicais Sr. Joaci Paulo da Silva, e o seu suplente o Sr. Dionizio Melgarejo que representarão o SPPD-MS na empresa BB Tecnologia e Serviços S.A (antiga Cobra Tecnologia).
Em 26/11/2015 votação, apuração e divulgação do resultado: eleita a chapa única União e Trabalho com 131 votos e 15 abstenções.
2016
Solenidade de posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o triênio 2016 a 2018 eleitos em novembro de 2015.
Reunião da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal em 11/01/2016 convocada para deliberar sobre o Evento de Posse dos Membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal; apresentar a Previsão Orçamentária para o ano de 2016; recondução e nomeação dos Delegados Sindicais nas diversas empresas que compõe a nossa base.
Em 20 de janeiro o presidente e o secretário adjunto da SAD, Édio Viegas, assinaram relatório contendo as demandas da categoria, sendo a principal a da revisão da Lei 4.459/13 que coloca em extinção a carreira de TI no âmbito da administração pública do Estado de Mato Grosso do Sul.
Presidente participa da audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que trata do PLC 30/2015 – Projeto de Lei Complementar sobre a terceirização, que tramita no Congresso Nacional.
Realização de assembleias com servidores do SERPRO (aprovação da pauta de reivindicação FENADADOS), com colaboradores da Dígitho Brasil (Acordo Coletivo), com colaboradores da BB Tecnologia (aprovação da pauta de reivindicação FENADADOS e escolha do delegado sindical para representar a categoria do Estado na plenária a ser realizada em Brasília) e demais categorias para definição da Pauta de reivindicações para 2016/2017.
Sindicato patrocina o 2º torneio SGI de Futsal, no Ginásio poliesportivo Dom Bosco, evento que buscou integrar servidores efetivos e colaboradores das terceirizadas e suas famílias.
Reuniões com os servidores efetivos da SGI para recompor a comissão que elaborou o texto preliminar do projeto de lei que e recria a carreira de TI e dar início as tratativas com o Governo do Estado.
Reuniões sucessivas com a equipe do Governo para tratar do atendimento as nossas demandas contidas no texto preliminar do Projeto de Lei que está sendo negociado.
2017
A sede do sindicato passa por uma ampla reforma para equipa-la e moderniza-la para dar mais conforto ao atendimento de seus associados, funcionários e diretores.
Logo no início deste ano tivemos duas grandes perdas: o falecimento do Sr. Názio Severino Veiga, Presidente do SPPD MS na gestão de 1994 a 2000, ocorrido no dia 03 de Janeiro de 2017 e o falecimento do falecimento do ex-presidente, João Machado que nos dirigiu por duas gestões (2001/2006 e 2010/2015), e exercia o cargo de Secretário Geral do SPPDMS, Diretor de Finanças da Nova Central/MS e da Feserp/MS, dois valorosos companheiros de lutas sindicais.
Realização de assembleias com colaboradores da BB Tecnologia (aprovação da pauta de reivindicação 2017/2018 da FENADADOS) e com os colaboradores das empresas privadas para definição da Pauta de reivindicações e negociações salariais para 2017/2018.
Reuniões frequentes com a equipe de Governo para adequações do texto do Projeto de Lei que está sendo negociado.
O SPPD/MS apoia Greve Geral em defesa dos direitos dos trabalhadores. Ato unitário contra as reformas da Previdência e Trabalhista, propostas pelo Governo Federal.
2018
Realização de assembleias com as empresas privadas, Serpro e BB tecnologia para definição de pautas de reivindicações e negociações salariais para aprovação das convenções coletivas de 2017/2018.
Assinatura do convênio com do cartão de descontos da MasterClin, com ele os associados terão a sua disposição mais de seis mil pontos de vendas oferecendo vantagem na aquisição de bens e serviços.
Finalmente após alguns anos de lutas conseguimos finalmente aprovar o Projeto de Lei 149/2018 que reorganiza carreira de Gestão de Tecnologia da Informação, integrada por cargos efetivos do Grupo Ocupacional Gestão Governamental do Plano de Cargos, Empregos e Carreiras do Poder Executivo; e a reestruturação o quadro de pessoal efetivo da Atividade Gestão da Tecnologia da Informação na Secretaria de Estado de Fazenda.
Após a aprovação do projeto de lei 149/2018, os servidores da carreira se reuniram com a diretoria do Sindicato com comissão que elaborou o projeto e o secretário de Administração e Desburocratização do Estado para reafirmar o compromisso do Governo em atender um conjunto de reivindicações ainda pendente.
Encerrado o prazo para registro de chapas apresentou-se para concorrer ao pleito uma única chapa assim inscrita e registrada:
Diretoria Executiva: Presidente: Sérgio Luiz Romanholi; Vice-presidente: Ismael Fumio Wagatuma; 1º Secretário: Flavio Alberto Rena; 2º Secretário: Ana Karina Ferreira Espindola; Tesoureiro: Ana Paula Medeiros Rodrigues; Diretor de Esportes: Jonathan Aldori Alves de Oliveira; Diretor social: Mário MárcioAlves Marietti.
Suplentes da Diretoria: Caio Graco Pompeu Sabino de Araujo; Claudemar Martins de Sá; Edinei Gonçalves Lemes; Emir Mansur Smaka; Carlos Alberto de Arruda Campos; Robson Roberto Duarte Alencar e João Carlos Domingos.
Conselho Fiscal: Manoel Carlos de Souza; Sérgio Roberto Batista Saito e Marcos Rogério Pereira Gonçalves.
Suplentes do Conselho Fiscal: Cláudio Correia de Araújo; Maria Gabriela Alvarenga Raposo e Valter Leonardo Muniz Bertoletto.
Em 23/11/2018 acontece as eleições: após votação, apuração e divulgação do resultado, restou eleita a chapa inscrita com 92 % dos votos válidos.
Vejam mais detalhes, notícias e fotos das realizações deste mandato na time line do link de notícias deste site.