Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Anatel desmantela rede ilegal de produção de jammers em SP
Notícias

Anatel desmantela rede ilegal de produção de jammers em SP

O local fabricava, de forma ilegal, equipamentos como jammers, bloqueadores de GPS e sistemas antidrone

285

Anatel – Uma ação conjunta entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as polícias civis do Rio de Janeiro e de São Paulo resultou no fechamento de uma oficina clandestina em Sorocaba (SP).

O local fabricava, de forma ilegal, equipamentos como jammers, bloqueadores de GPS e sistemas antidrone. Durante a operação, foram encontrados aparelhos prontos para comercialização e outros ainda em fase de montagem.

LEIA: Nova plataforma da Receita para reforma tributária promete revolucionar

Entre os itens apreendidos estavam maletas completas de sistemas antidrone, módulos de alta potência, antenas de bloqueio e estruturas destinadas à produção dos dispositivos. Nos últimos meses, operações semelhantes já haviam identificado equipamentos do mesmo tipo em diferentes estados.

Em janeiro, por exemplo, uma ação com a Polícia Militar de Minas Gerais desativou, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, um bloqueador de GPS que interferia na navegação aérea e causava transtornos ao Aeroporto da Pampulha.

Em julho, outra operação conjunta entre a Anatel e a Polícia Militar apreendeu um bloqueador de drone na comunidade de Acari, no Rio de Janeiro. As investigações confirmaram que os dispositivos eram produzidos de forma clandestina, representando riscos diretos à segurança pública.

Em território paulista, a Anatel encaminhou relatos de casos semelhantes ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público Estadual, que abriu procedimento investigativo para apurar a fabricação e uso dos aparelhos.

O homem apontado como responsável pela produção foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Sorocaba. Já os equipamentos apreendidos foram encaminhados à custódia da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, que havia solicitado judicialmente a operação.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Agência Brasil/André Luís Pires de Carvalho)

Posts relacionados

Aposta pesada em inteligência artificial faz big techs perderem R$ 5 trilhões

Mercado reage a investimentos recordes em tecnologia sem sinais claros de rentabilidade...

China projeta aeronave militar de tamanho colossal inspirada em Star Wars

Aeronave conceitual do complexo militar-industrial chinês promete operar no chamado espaço próximo

União Europeia acusa TikTok de estimular uso compulsivo e ameaça punições

Investigação aponta riscos à saúde mental de menores e diz que recursos...

Moderadoras de conteúdo violento e explícito para IA sofrem dano psicológico

Mulheres de áreas rurais da Índia passam horas analisando material violento e...