Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Destaque Anatel desmantela rede ilegal de produção de jammers em SP
DestaqueNotícias

Anatel desmantela rede ilegal de produção de jammers em SP

O local fabricava, de forma ilegal, equipamentos como jammers, bloqueadores de GPS e sistemas antidrone

7

Anatel – Uma ação conjunta entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as polícias civis do Rio de Janeiro e de São Paulo resultou no fechamento de uma oficina clandestina em Sorocaba (SP).

O local fabricava, de forma ilegal, equipamentos como jammers, bloqueadores de GPS e sistemas antidrone. Durante a operação, foram encontrados aparelhos prontos para comercialização e outros ainda em fase de montagem.

LEIA: Nova plataforma da Receita para reforma tributária promete revolucionar

Entre os itens apreendidos estavam maletas completas de sistemas antidrone, módulos de alta potência, antenas de bloqueio e estruturas destinadas à produção dos dispositivos. Nos últimos meses, operações semelhantes já haviam identificado equipamentos do mesmo tipo em diferentes estados.

Em janeiro, por exemplo, uma ação com a Polícia Militar de Minas Gerais desativou, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, um bloqueador de GPS que interferia na navegação aérea e causava transtornos ao Aeroporto da Pampulha.

Em julho, outra operação conjunta entre a Anatel e a Polícia Militar apreendeu um bloqueador de drone na comunidade de Acari, no Rio de Janeiro. As investigações confirmaram que os dispositivos eram produzidos de forma clandestina, representando riscos diretos à segurança pública.

Em território paulista, a Anatel encaminhou relatos de casos semelhantes ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público Estadual, que abriu procedimento investigativo para apurar a fabricação e uso dos aparelhos.

O homem apontado como responsável pela produção foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Sorocaba. Já os equipamentos apreendidos foram encaminhados à custódia da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, que havia solicitado judicialmente a operação.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Agência Brasil/André Luís Pires de Carvalho)

Posts relacionados

Demissões em massa em TI revelam mudanças nas habilidades mais valorizadas

Cortes de vagas no setor de tecnologia apontam para além do enxugamento...

Peru estabelece marco regulatório para uso de inteligência artificial

Nova norma define regras para uso ético da IA e classifica sistemas...

Saiba como evitar que conteúdos perturbadores apareçam no seu feed

Especialistas alertam que exposição repetida a cenas de violência aumenta estresse e...

Nova plataforma da Receita para reforma tributária promete revolucionar

Sistema vai calcular tributos automaticamente e permitir devolução de impostos para a...