Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Brasileiros lançam novo modelo de IA em português feito com apoio do Google
TI

Brasileiros lançam novo modelo de IA em português feito com apoio do Google

Projeto foi desenvolvido por pesquisadores da ABRIA e da UFG e está disponível na plataforma Hugging Face

235

IA – Pesquisadores brasileiros lançaram o GAIA, um novo modelo de inteligência artificial generativa de código aberto, otimizado para o português do Brasil. O anúncio foi feito na terça-feira (10), durante a 7ª edição do evento Google for Brasil, realizado em São Paulo.

Desenvolvido com o apoio do Google, o GAIA é fruto de uma colaboração entre a Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA), o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIA-UFG), e as startups Amadeus AI e Nama.

LEIA: IAs fazem ameaças para reter usuários e aumentar lucros

“A gente acredita de verdade que o acesso ao conhecimento é a chave para que o Brasil seja líder nessa nova era da inovação. Pelo nosso grande comprometimento com o país, apoiamos pesquisadores da ABRIA e do CEIA no desenvolvimento de um novo modelo, feito por brasileiros e para o Brasil”, afirmou Mat Velloso, vice-presidente de IA para desenvolvedores do Google Deepmind.

Velloso também destacou o papel do Google Deepmind na criação de inovações como o AlphaFold. O GAIA, por sua vez, foi desenvolvido a partir do Gemma 3, modelo de IA do Google, com a supervisão dos professores Celso Camilo e Sávio Teles.

O modelo já está disponível na plataforma Hugging Face para desenvolvedores, instituições de ensino e pesquisa, além de empresas de diferentes tamanhos. Também foi integrado ao Vertex AI Model Garden do Google Cloud, o que facilita sua implementação em projetos na nuvem.

“O desenvolvimento de um modelo adaptado para o português do Brasil atende à necessidade de soluções que sejam aprimoradas para as nuances linguísticas do país. Espera-se que o GAIA beneficie indústrias e o desenvolvimento de tecnologia nacional, permitindo que organizações brasileiras apliquem IA de acordo com suas necessidades”, afirmou Celso Camilo, professor do CEIA-UFG.

Segundo o Google, o modelo será testado por parceiros estratégicos como o Tribunal de Contas do Estado de Goiás, a Unimed Fesp, a BeNext, a BHub e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

(Com informações de Forbes Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

Supercomputador de IA brasileiro vai custar quase R$ 2 bilhões

Investimentos também contemplam projetos como Sirius, Orion, RMB e expansão da infraestrutura...

Quem é a brasileira na lista dos 100 mais influentes em IA no mundo

Farmacêutica gaúcha criou tecnologia que ajuda a evitar erros em prescrições médicas,...

MS adota sistema com IA para combater fraudes em placas de veículos

Novo modelo entra em operação para coibir ampliar segurança e garantir rastreabilidade...

TI

Novo sistema da Microsoft reduz calor de chips e promete economia de energia

Sistema desenvolvido faz líquido circular diretamente pelo silício e promete maior eficiência...