Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] | CNPJ: 15.579.279/0001-87
Notícias

Carteira de Identidade Nacional tem novas regras para reimpressão

Carteira de Identidade Nacional – O governo federal publicou nesta segunda-feira (15) cinco resoluções que unificam normas operacionais da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e ampliam a integração entre estados e órgãos federais no processo de emissão do documento.

A principal novidade é a regulamentação da reimpressão da CIN em âmbito nacional, o que permitirá aos cidadãos solicitarem uma segunda via sem a necessidade de reapresentar toda a documentação já registrada. O procedimento reaproveitará dados biográficos e biométricos coletados anteriormente, desde que não haja alterações, e manterá a data de validade da versão anterior. Ficam de fora da regra os menores de 16 anos e os casos em que seja preciso atualizar informações.

LEIA: PF prende oito hackers que tentaram invadir sistema do PIX

Outra resolução publicada detalha o Modelo Informacional da CIN, estabelecendo a formação de cada campo do documento e disciplinando o compartilhamento de dados entre os órgãos estaduais de identificação civil e os executores do Serviço de Identificação do Cidadão. O objetivo é aprimorar a padronização do sistema em todo o território nacional.

As demais três resoluções renovam o funcionamento de grupos técnicos de trabalho, que já atuavam desde 2024 e tiveram seus prazos prorrogados. Esses colegiados são responsáveis por planejar ações da Câmara-Executiva Federal de Identificação do Cidadão (Cefic), acompanhar a emissão da CIN nos estados e propor melhorias nos procedimentos técnicos.
Com as medidas, o governo busca simplificar a emissão da nova identidade, reforçar a integração federativa e garantir maior eficiência no atendimento à população.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Divulgação/Agência Gov)

Artigos relacionados

O que a ‘remada viking’ da Noruega na Copa revela sobre a cultura sindical do país

Performance coletiva que chamou a atenção do público durante o torneio dá...

Ministro do STF suspende multas da NR-1 sobre saúde mental no trabalho por 90 dias

Suspensão do caráter punitivo da medida não isenta empresas de aplicarem novas...

Pesquisa revela que quanto mais jovem, mais se muda de emprego no Brasil

Dados mostram alta rotatividade entre trabalhadores mais novos, enquanto mercado registra aumento...

Homem é preso por planejar morte do filho e relatar intenção ao ChatGPT

Investigação teve início após alerta da OpenAI ao FBI sobre mensagens enviadas...