Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] I CNPJ: 15.579.279/0001-87
Home TI Concentração de data centers em poucas cidades preocupa Anatel
TI

Concentração de data centers em poucas cidades preocupa Anatel

Presidente da agência defende a dispersão da infraestrutura digital para reduzir vulnerabilidades e fortalecer a soberania digital

279

Data centers – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) voltou a chamar atenção para os riscos da concentração de data centers em poucas regiões do país, especialmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. O presidente do conselho diretor da autarquia, Carlos Baigorri, afirmou que a distribuição mais equilibrada dessa infraestrutura é fundamental para reduzir vulnerabilidades e garantir a segurança digital nacional.

“Quando você coloca todos os ovos numa mesma cesta e tem um problema, isso tem uma repercussão muito grande para todo o país”, afirmou Baigorri, destacando que eventos como apagões ou desastres naturais poderiam afetar amplamente os serviços digitais.

LEIA: Contrato entre Brasil e Amazon para armazenamento de dados gera preocupação

Segundo o dirigente, a Anatel tem dialogado com o Ministério das Comunicações para desenvolver estratégias que incentivem a descentralização. A medida, segundo ele, é essencial para mitigar riscos e fortalecer a soberania digital.

Baigorri também observou que a atual concentração está relacionada à presença de cabos submarinos e ao poder econômico das regiões Sudeste e Nordeste. “Essas são duas estruturas que andam juntas, mas hoje o que nos preocupa é a concentração em algumas cidades, como Rio, São Paulo e Fortaleza”, explicou.

Incentivos do governo

O debate ocorre em meio a iniciativas do governo federal para estimular o crescimento e a regionalização da infraestrutura digital. No mês passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Medida Provisória que institui o Regime Especial de Tributação para Serviços de Data Center (Redata), voltado ao incentivo de investimentos em computação em nuvem e inteligência artificial.

A proposta prevê contrapartidas fiscais menores para projetos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, buscando reduzir a desigualdade regional e ampliar a conectividade. O Projeto de Lei Orçamentária de 2026 destina R$ 5,2 bilhões ao programa, que a partir de 2027 será integrado aos benefícios da reforma tributária.

Baigorri reforçou que a dispersão dos data centers não apenas fortalece a segurança cibernética, mas também amplia o acesso à conectividade e à inovação em todo o país, contribuindo para uma infraestrutura digital mais resiliente e equilibrada.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

Robôs ganham ‘escolas’ e começam a ser treinados como alunos na China

País investe em centros especializados para ensinar máquinas a executar tarefas do...

TI

Rede 5G alcançará mais de 80% dos brasileiros até o fim do ano

Expansão da rede deve chegar a 2.200 municípios do país, superando a...

TI

Interpol alerta: IA torna golpes digitais quase 5 vezes mais lucrativos

Organização internacional aponta que ferramentas de IA têm elevado a eficiência, o...

TI

Justiça do MS contrata empresa para construir data center próprio para IA

Judiciário do estado terá estrutura de servidores dedicada à transcrição de audiências,...