Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Contra golpes, Gov.br orienta brasileiros a usarem verificação em duas etapas
TI

Contra golpes, Gov.br orienta brasileiros a usarem verificação em duas etapas

Campanha alcança 72 milhões de brasileiros e foca na proteção contra golpes cibernéticos

233

Gov.br – O Gov.br iniciou uma campanha de orientação para que os usuários com conta Ouro ativem a Verificação em Duas Etapas no sistema. A iniciativa, divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta sexta-feira (25), busca ampliar a proteção digital de 72 milhões de pessoas que utilizam essa modalidade de conta para acessar serviços públicos online.

Apesar de não ser obrigatória, a verificação adicional é apontada como uma das formas mais eficazes de evitar acessos indevidos, principalmente quando combinada com recursos de biometria. Hoje, apenas 27% dos usuários da conta Ouro contam com essa camada extra de segurança.

LEIA: A Huawei encontrou a fórmula para vencer a Nvidia?

Segundo o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, o Gov.br permite realizar operações sensíveis como assinar documentos com validade jurídica, abrir empresas e transferir veículos. Por isso, ele compara a importância da conta digital à de uma conta bancária e reforça a necessidade de cuidados redobrados com a segurança.

Com a campanha, ao realizar login no portal, o usuário com conta Ouro será convidado a ativar a Verificação em Duas Etapas pelo aplicativo oficial. Caso opte por não fazer a ativação no primeiro acesso, receberá um aviso por e-mail ou SMS informando que a sugestão será apresentada novamente no próximo login.

A ativação pode ser adiada, mas continuará sendo recomendada. Caso o usuário tenha dificuldades com o recurso, é possível desativá-lo a qualquer momento por meio das configurações de segurança no próprio aplicativo.

O Gov.br reúne hoje mais de 4.700 serviços digitais do governo federal e outros 8.700 de administrações estaduais e municipais. Com o crescimento do uso e da importância dessas plataformas, o reforço da segurança digital se tornou uma prioridade para evitar fraudes e garantir a integridade das informações dos cidadãos.

(Com informações de Convergência digital)
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Posts relacionados

Vendas da Tesla na Califórnia podem ser suspensas por marketing enganoso

Órgão regulado do estado acolheu recomendação disciplinar contra a montadora de Elon...

Invasão hacker expõe esquema de contas falsas para promover produtos no TikTok

Ataque acessou celulares da Doublespeed, que utiliza personagens criados por inteligência artificial...

TI

Saiba os cinco golpes digitais mais comuns no fim de ano e como se proteger

Criminosos usam engenharia social e senso de urgência para roubar dados e...

TI

Ataques de ransomware caem, mas roubo de dados e estresse avançam no setor

Relatório mostra queda histórica na criptografia de dados, enquanto impactos emocionais e...