Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Em reunião do Brics, Brasil propõe cabo submarino para conectar Sul Global
Notícias

Em reunião do Brics, Brasil propõe cabo submarino para conectar Sul Global

Proposta visa reduzir dependência de rotas controladas por países do Norte Global e consolidar soberania tecnológica do bloco

230

Brics – Em reunião do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o governo brasileiro apresentou uma proposta estratégica: a construção de um cabo submarino interligando os países do Sul Global. A medida tem como objetivo garantir maior autonomia digital às nações do bloco.

De acordo com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, a infraestrutura reduziria a dependência das rotas de dados controladas por países do Norte Global. “A iniciativa integra o esforço do Brasil para fortalecer a soberania tecnológica do bloco”, afirmou.

LEIA: Aplicativos legítimos viram ferramenta de golpe bancário no país

Os cabos submarinos são responsáveis pela transmissão de 99% de todos os dados digitais no mundo. Hoje, há cerca de 1,4 milhão de quilômetros dessas estruturas espalhadas pelos oceanos. No entanto, a distribuição desigual dessa rede faz com que a conexão seja mais rápida e estável em regiões do Norte, enquanto o Sul Global enfrenta limitações de infraestrutura, realidade que o Brasil quer mudar.

Além da proposta do cabo submarino, o governo brasileiro sugeriu novas chamadas conjuntas para projetos de inovação, com foco em grandes iniciativas e cooperação em inteligência artificial. Também foi firmado um acordo com a China para a criação de um centro de transferência de tecnologia, segundo informações do portal TeleSíntese.

Consulta pública sobre política nacional é prorrogada

Paralelamente, o Ministério das Comunicações ampliou o prazo para contribuições à Política Nacional de Cabos Submarinos até 11 de agosto de 2025. Lançada em 13 de maio, a consulta pública inicialmente teria encerramento em 27 de junho.

Conduzida por meio da plataforma Participa + Brasil, a proposta busca estabelecer diretrizes para a expansão da infraestrutura digital no país, com foco em regiões sem conectividade, especialmente no Norte. O projeto também pretende consolidar o papel do país como ponto estratégico nas rotas globais de telecomunicações.

Segundo a pasta, a prorrogação do prazo permitirá maior engajamento de diferentes agentes do setor e da sociedade civil na formulação da política, cujo lançamento está previsto ainda para este ano.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/Imagem gerada por IA)

Posts relacionados

Regras do abono salarial mudam a partir de 2026, com teto menor

Limite de renda deixará de seguir o valor do salário mínimo e...

Base de Alcântara fará primeiro lançamento de satélites brasileiros

Lançamento será no dia 22 de novembro utilizando foguete sul-coreano e inaugura...

Descoberta inédita identifica estrela ligada à origem da vida

Moléculas de carbono encontradas ao redor da jovem ST6, na Grande Nuvem...

Brasil fecha acordo e país terá primeiro hospital inteligente do SUS

O acordo de cooperação técnica, assinado nesta sexta-feira (14), envolve o Ministério...