Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Ex-treinador do FC Sochi usava ChatGPT para tomar decisões do clube, acusa dirigente
Notícias

Ex-treinador do FC Sochi usava ChatGPT para tomar decisões do clube, acusa dirigente

Segundo denúncia, treinador espanhol usava o chatbot para planejar treinos e até decidir sobre contratações

4

ChatGPT – Um dirigente de um clube de futebol da Rússia acusou um ex-treinador da equipe de recorrer à inteligência artificial (IA) em diversas decisões do dia a dia do clube.

Segundo ele, o técnico teria seguido orientações da plataforma ChatGPT em decisões que acabaram se mostrando equivocadas, tanto dentro quanto fora de campo, utilizando a ferramenta como apoio central de trabalho.

LEIA: YouTube amplia verificação de idade usando IA e inclui o Brasil no monitoramento

A denúncia foi feita por Andrei Orlov, que atuou como diretor esportivo do FC Sochi, e envolve o treinador espanhol Robert Moreno. O técnico esteve à frente da equipe russa por 62 partidas, entre dezembro de 2023 e agosto de 2025.

De acordo com o dirigente, todo o planejamento de concentração, sessões de treinamento e até a logística de deslocamentos teria sido elaborado a partir de respostas geradas pelo ChatGPT, plataforma de IA da OpenAI. Segundo ele, o planejamento sugerido pela ferramenta continha orientações claramente incorretas, como a recomendação de que atletas permanecessem 28 horas sem dormir antes de um jogo.

O uso da IA também teria influenciado o processo de contratações. Um atacante chamado Artur Shushenachev, do Cazaquistão, teria sido indicado pela ferramenta, mas não apresentou o desempenho esperado em campo. Por se tornar “uma das principais referências” do treinador, o uso do serviço foi considerado inadequado. As decisões atribuídas à IA teriam causado insatisfação entre a comissão técnica, a diretoria e o elenco.

Moreno assumiu o FC Sochi quando a equipe disputava a segunda divisão nacional e conseguiu o acesso. No entanto, acabou demitido após apenas sete partidas na temporada seguinte.

Técnico nega uso de ChatGPT

Robert Moreno, que já integrou a comissão técnica da seleção espanhola e foi treinador interino da equipe em 2019, enviou um comunicado ao jornal Marca para se posicionar sobre as acusações.

O treinador afirma que nunca utilizou inteligência artificial para definir táticas, rotinas ou escolhas esportivas e sustenta que sua saída do clube não tem relação com as declarações de Orlov. Segundo ele, houve desentendimentos ao longo da passagem pelo FC Sochi, o que explicaria o conflito com o ex-dirigente.

“Nunca utilizei o ChatGPT ou nenhuma IA para preparar partidas, decidir escalações ou escolher jogadores. Como qualquer equipe técnica, utilizamos ferramentas de análise (vídeo, dados, recrutamento) para organizar informações, mas as decisões esportivas e humanas são sempre do treinador e a sua delegação”, afirma.

Moreno acrescenta que chegou a usar a plataforma apenas para traduções do espanhol para o russo, “assim como todo mundo faz”. Ele também reforça que a saída do clube ocorreu “de mútuo acordo”, motivada pelos maus resultados, e não por qualquer preferência ou uso de tecnologias específicas.

(Com informações de Tec Mundo)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

Congresso pode aprovar fim da escala 6×1 ainda neste semestre, afirma ministro

Segundo Guilherme Boulos, extinguir a escala 6x1 e reduzir a jornada de...

Dataprev atribui instabilidade do Meu INSS a rompimento de fibra óptica

Estatal afirma que sistemas internos estão estáveis e não foram afetados por...

Brasil e UE reconhecem equivalência entre leis de privacidade em acordo inédito de fluxo de dados

Reconhecimento mútuo da adequação das leis de proteção de dados permite transferências...

Justiça Eleitoral proíbe uso de óculos inteligentes na cabine de votação em 2026

Medida busca evitar registros do voto e reforçar o sigilo do processo...