Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI IA desenvolve técnica promissora contra o câncer; veja
TI

IA desenvolve técnica promissora contra o câncer; veja

Novo método utiliza proteínas criadas por IA para reprogramar células de defesa do corpo e guiá-las diretamente ao câncer, sem efeitos colaterais

14

IA – Uma nova tecnologia baseada em inteligência artificial pode ter dado um passo importante na luta contra o câncer. Pesquisadores da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) criaram uma IA capaz de projetar proteínas que reprogramam o sistema imunológico para atacar células tumorais com alta precisão e sem causar efeitos colaterais.

De acordo com os cientistas, a ferramenta tem o potencial de acelerar o desenvolvimento de imunoterapias e permitir aplicações personalizadas para diferentes tipos de câncer.

LEIA: ANPD proíbe Havan de divulgar vídeos de furtos com base na LGPD

A nova técnica atua diretamente nas células T, responsáveis por identificar e destruir ameaças ao organismo, guiando-as até os tumores em tempo recorde. Em vez de depender do processo natural, longo e complexo, de identificação de receptores, que pode levar anos, o sistema utiliza IA para projetar miniligantes: pequenas proteínas que se ligam a alvos específicos nas células cancerígenas.

Essa abordagem deu origem a uma nova forma de imunoterapia, chamada de células IMPAC-T, descrita em estudo publicado na revista Science.

Como funciona o tratamento

Embora os resultados iniciais sejam promissores, os pesquisadores estimam que ainda serão necessários cerca de cinco anos até que os primeiros testes clínicos com humanos sejam realizados. Quando estiver pronto para uso médico, o tratamento seguirá um processo semelhante ao das terapias com células CAR-T.

O procedimento terá início com a coleta de sangue do paciente. As células T serão então isoladas e modificadas em laboratório com os miniligantes desenvolvidos pela inteligência artificial. Em seguida, essas células reprogramadas serão devolvidas ao corpo, onde atuarão na identificação e destruição do câncer.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/Frolopiaton Palm)

Posts relacionados

Data centers de IA chegam ao Brasil com exigências ambientais e energéticas

Com o avanço de plataformas como o ChatGPT, o setor de data...

Estudo mostra que quase 40% das pessoas não reconhecem IA

Paisagens digitais confundem mais que rostos humanos; média de acertos em teste...

Indústria musical está sob risco com avanço de bandas geradas IA

Especialistas apontam impacto direto da tecnologia na redução de oportunidades para músicos...

TI

China exibe robôs lutando boxe e servindo cerveja em feira de IA

Evento reúne mais de 800 empresas e apresenta cerca de 3 mil...