Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Maior aquífero do planeta é descoberto no Brasil; entenda
Notícias

Maior aquífero do planeta é descoberto no Brasil; entenda

Sistema Aquífero Grande Amazônia (SAGA) supera Aquífero Guarani e tem capacidade para abastecer a Terra por 250 anos

634

Aquífero – A Amazônia, já reconhecida por sua vastidão territorial e biodiversidade, abriga também o maior reservatório de água doce do mundo. Pesquisas conduzidas pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (UFPA) revelaram a existência do Sistema Aquífero Grande Amazônia (SAGA), que supera em volume até mesmo o conhecido Aquífero Guarani.

Segundo os estudos, o SAGA possui mais de 150 quatrilhões de litros de água doce, quantidade superior ao contido no Aquífero Guarani e suficiente para abastecer todo o planeta durante 250 anos. A dimensão do reservatório é impressionante: sua área total é de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, sendo 75% localizada em território brasileiro.

LEIA: 8 atitudes comuns que colocam sua privacidade no celular em perigo

A formação geológica subterrânea abre possibilidades para usos diversos, como o abastecimento residencial, o comércio e o agronegócio. Apesar disso, especialistas reforçam que a abundância do SAGA não deve ser confundida com uso ilimitado, já que a floresta exerce papel essencial na manutenção do ciclo hídrico.

“As árvores contribuem diretamente para a regulação da água, aumentando a umidade que alimenta as chuvas”, destacam os pesquisadores. Nesse sentido, o manejo sustentável é apontado como indispensável para preservar o ecossistema e garantir que o recurso esteja disponível para as próximas gerações.

Importância estratégica para o Brasil

O estudo sobre o SAGA começou a partir das análises do aquífero Alter do Chão, em Santarém, mas os dados apontaram que sua extensão vai dos contrafortes dos Andes, no Acre, até a região do Marajó. Essa amplitude reforça tanto sua relevância ambiental quanto econômica, com potencial de transformar a região em um polo agrícola.

“A Amazônia transfere, para o restante do Brasil, um número aproximado de oito quatrilhões de litros de água por ano pelo spray da atmosfera. É o que sustenta o regime de chuva do Centro-Oeste, do Sudeste. Essa água é o que sustenta, hoje, um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira, que é o agronegócio. O agronegócio brasileiro depende fundamentalmente, visceralmente, mortalmente, da água transferida pela Amazônia”, explica o geólogo.

(Com informações de Correio do Estado)
(Foto: Reprodução/Freepik/Imagem gerada por IA)

Posts relacionados

Netflix reclama que imposto pago sobre lucro obtido no Brasil afeta resultados globais

Empresa atribui queda no lucro global à provisão de R$ 3,3 bilhões...

Consulta ao lote residual da restituição do IR abre nesta sexta (24)

Lote pagará mais de R$ 600 milhões a quase 250 mil contribuintes...

Reforma do IR estimula economia sem prejudicar investimentos, diz economista

Em audiência no Senado, economista afirmou que mudança traz ganho equivalente a...

Maioria dos brasileiros cogitou pedir demissão este ano

Ambientes rígidos e falta de tempo pessoal são principais fatores que reduzem...