Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Destaque Mercado de TI mantém ritmo de contratações e tem mais de 200 vagas abertas
DestaqueTI

Mercado de TI mantém ritmo de contratações e tem mais de 200 vagas abertas

Empresas de tecnologia ampliam contratações e lançam programas gratuitos de capacitação

10

Mercado de TI – Mesmo com o ano se aproximando do fim, o mercado de Tecnologia da Informação segue aquecido. Empresas e instituições abriram mais de 200 vagas nesta semana, entre posições efetivas e programas de estágio e trainee. Além das contratações, há diversos cursos gratuitos voltados à capacitação de profissionais que buscam atualização ou recolocação no setor.

Entre as iniciativas de destaque, a Atos abriu 85 vagas para diferentes áreas, com opções híbridas e remotas, enquanto a Radix oferece 60 oportunidades em níveis que vão de estágio a sênior. A Barte também anunciou 40 vagas 100% remotas, com um processo seletivo totalmente digital e sem necessidade de currículo.

LEIA: Cometa 3I/ATLAS pode ser tecnologia alienígena, sugere cientista

Já a Amcom mantém 40 posições voltadas a profissionais com experiência, incluindo cargos de desenvolvedor, cientista de dados e líder de arquitetura de software.

Estágios e trainees

O mercado também abre espaço para novos talentos. A Wildlife Studios lançou seu Programa de Estágio 2026, voltado a estudantes interessados na indústria de jogos, enquanto a Bracell e MS Florestal anunciaram o Programa de Trainee 2026, com remuneração de R$ 7.500.

A Epson, por sua vez, abriu vagas de estágio em áreas como Finanças, Marketing e Engenharia, e a Peers Consulting + Technology oferece oportunidades em consultoria, segurança cibernética e soluções digitais.

Além disso, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) mantém 209 vagas no programa Inova Talentos, com bolsas de até R$ 12 mil e participação em projetos de empresas como Nestlé, Vale e Braskem.

Educação e inclusão

Diversas iniciativas também buscam promover acesso e diversidade no setor. A Pluxee, por exemplo, abriu o Protagonize Tech – Jornada para Elas, voltado exclusivamente para mulheres, com prioridade para candidatas negras e pardas.

Já o projeto Mover o seu Futuro, em parceria com o Movimento pela Equidade Racial (MOVER), oferece 60 mil bolsas de estudo gratuitas em áreas como tecnologia, marketing e liderança.

Programas e bolsas de capacitação

Na área educacional, o cenário também é positivo. A Alura, em parceria com o Google e o Sebrae, lançou a segunda edição da Imersão Empreendedora em IA, curso online e gratuito voltado a empreendedores que desejam aprimorar o uso de ferramentas digitais.

A Magalu e a DIO oferecem 10 mil bolsas de estudo para formação em back-end com Python, enquanto o Santander, em parceria com a DIO, lançou o programa Santander EducaIA, voltado à capacitação de professores em ferramentas de inteligência artificial.

Outros programas gratuitos incluem o Bootcamp Nexa – Fundamentos de IA Generativa com Bedrock, em parceria com a AWS, e a Missão Transformação Digital, da Cisco, que oferece seis cursos online com certificado.

Sindplay

O Sindplay, plataforma de streaming da Fenati (Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação) dedicada à qualificação em TI, reúne em um só lugar mais de 140 cursos em diversas áreas e surgiu como uma alternativa prática para atender aos profissionais que precisam se atualizar constantemente diante das reais demandas do setor. Sócios e contribuintes de sindicatos ligados à rede Fenati têm bolsa integral para acessar a ferramenta (acesse o Sindplay clicando aqui).

(Com informações de It Forum)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Posts relacionados

Fenati debate fortalecimento do SPPD-MS em reunião em São Paulo

Presidente da federação, Emerson Morresi se reuniu com diretoria da entidade sindical...

Gelo em Marte pode preservar sinais de vida por até 50 milhões de anos

Experimentos indicam que biomoléculas congeladas em gelo puro resistem à radiação e...

Pesquisadores desenvolvem minicérebros humanos que podem substituir chips

Experimento usa organoides cerebrais como processadores, prometendo mais eficiência energética e avanços...

Cometa 3I/ATLAS pode ser tecnologia alienígena, sugere cientista

Objeto vindo de fora do Sistema Solar divide comunidade científica após hipótese...