Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Navegador da OpenAI deve estrear em breve e concorrer com Chrome
Notícias

Navegador da OpenAI deve estrear em breve e concorrer com Chrome

Nova plataforma deve reformular a experiência de navegação online ao incorporar inteligência artificial no centro da interface, segundo fontes ouvidas pela Reuters

169

OpenAI – A OpenAI está próxima de apresentar um navegador de internet equipado com inteligência artificial, com potencial para rivalizar com o Google Chrome, da Alphabet, líder absoluto do setor. A informação foi divulgada pela agência Reuters, que ouviu três fontes com conhecimento do projeto.

Segundo essas pessoas, o lançamento deve ocorrer nas próximas semanas. A proposta da ferramenta é transformar a maneira como os usuários acessam e interagem com a web, a partir da integração direta com sistemas de IA. O modelo também possibilitaria à OpenAI obter acesso mais amplo aos dados de navegação, uma das bases do sucesso do Google.

LEIA: Possível cura para calvície tem resultados promissores em testes

Interface conversacional integrada

Duas das fontes afirmaram que o novo navegador da OpenAI deve manter parte das interações dos usuários dentro de uma interface própria de chat — semelhante à do ChatGPT —, reduzindo a necessidade de redirecionamento para páginas externas.

A iniciativa integra uma estratégia mais ampla da companhia de Sam Altman para tornar seus sistemas de inteligência artificial parte do cotidiano das pessoas, tanto em suas atividades pessoais quanto profissionais, afirmou uma das fontes consultadas.

A OpenAI não respondeu aos pedidos de comentário da Reuters. As fontes ouvidas pediram anonimato por não estarem autorizadas a falar publicamente sobre o projeto.

Agentes de IA integrados à navegação

Com o lançamento do navegador, a OpenAI poderá incorporar diretamente seus agentes de IA — como o Operator — à experiência de navegação. Com isso, será possível realizar tarefas diretamente pelo navegador, em nome do usuário, explicaram os informantes.

Desde a estreia bem-sucedida do ChatGPT no fim de 2022, a empresa passou a enfrentar crescente competição de empresas como Google e Anthropic. Em busca de novos caminhos de expansão, a OpenAI vem ampliando sua atuação para outras áreas.

Em maio deste ano, a empresa anunciou sua entrada no mercado de dispositivos físicos ao adquirir a startup io por US$ 6,5 bilhões. A companhia foi fundada por Jony Ive, ex-chefe de design da Apple, e tem foco em produtos com tecnologia de inteligência artificial embarcada.

(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

Gelo em Marte pode preservar sinais de vida por até 50 milhões de anos

Experimentos indicam que biomoléculas congeladas em gelo puro resistem à radiação e...

Aneel vê situação ‘extremamente perigosa’ no sistema elétrico brasileiro

Presidente da Agência afirmou que há dificuldade crescente para equilibrar geração e...

Energia sonora focada avança em terapias para Alzheimer e câncer

Tecnologia usa ondas sonoras para levar medicamentos ao cérebro e ativar o...

Embraer fecha contrato bilionário com companhia aérea holandesa

Negócio de US$ 1,8 bilhão prevê entrega 20 aviões e possibilidade de...