Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Nova versão do Linux reforça compatibilidade e estabilidade
TI

Nova versão do Linux reforça compatibilidade e estabilidade

Linux 6.17 traz suporte otimizado para chips da AMD e Intel, ajustes em sistemas de arquivos e avanços em Macs com chip M1 e M2

148

Linux – O lançamento do Linux 6.17 foi anunciado no último domingo (28) por Linus Torvalds, criador do sistema operacional gratuito. A nova edição não traz mudanças radicais, mas chega com uma série de aprimoramentos em compatibilidade e estabilidade que beneficiam diferentes plataformas, incluindo processadores AMD, Intel e até Macs com chip Apple Silicon.

Anunciado dois meses após o Linux 6.16, o kernel 6.17 reforça a ideia de continuidade no desenvolvimento. “Nenhuma grande surpresa na semana passada, então aqui estamos nós, com o kernel 6.17 lançado e pronto para uso. (…) Não é empolgante, o que é ótimo. Acho que o maior patch disponível são correções para travamento de alguns conflitos de Bluetooth que poderiam causar situações de ‘use after free’”, disse Torvalds.

LEIA: “Só eu que não sou promovido?”: saiba o que é a disforia de carreira

Além dessas correções, o líder do projeto apontou ajustes em drivers de GPU, rede e gerenciamento de memória, além de pequenas melhorias em outros componentes do sistema.

Destaques do Linux 6.17

Apesar de não revolucionar o sistema, a nova versão traz avanços importantes:

• AMD: suporte ao driver Hardware Feedback Interface (HFI), que otimiza a distribuição de tarefas entre núcleos Ryzen, e à função SmartMux, que melhora a alternância entre GPU integrada e dedicada.
• Intel: manutenção do suporte a múltiplos núcleos de CPU sempre ativo, avanços no driver de webcam IPU7 e suporte a notebooks com futuros chips Panther Lake (linha Core Ultra).
• Sistemas de arquivos: melhorias na alocação de blocos em partições EXT4 e suporte aprimorado ao Btrfs.
• Outros recursos: suporte inicial aos codecs HEVC (H.265) e VP9 no decodificador Qualcomm Iris, compatibilidade melhorada em Macs com chip M1 e M2 e novos recursos para a Touch Bar de MacBooks Pro com processador Intel.

Como atualizar para o Linux 6.17

O kernel já está disponível para download no site oficial do Linux, mas a instalação requer conhecimentos avançados para compilação e atualização manual. Para a maioria dos usuários, a recomendação é aguardar a liberação oficial pelos desenvolvedores das distribuições, que costumam adotar a versão mais adequada e estável para seus sistemas.

(Com informações de Tecnoblog)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Posts relacionados

Conheça as 5 principais ameaças digitais no Brasil em 2025

Ranking aponta que falhas de comportamento e higiene digital continuam sendo exploradas...

Prescrições começam a ser renovadas por IA sem participação de médicos nos EUA

Projeto experimental em Utah permite que sistema de IA renove prescrições de...

TI

ANPD amplia prazo para plataformas se adequarem às regras do ECA Digital

Empresas terão até 13 de fevereiro para cumprir as obrigações da legislação...

TI

Malware transforma TV Box em aparelhos em zumbis e atinge brasileiros

Malware já vem pré-instalado e usa aparelhos domésticos para ataques cibernéticos em...