Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Nova versão do Linux reforça compatibilidade e estabilidade
TI

Nova versão do Linux reforça compatibilidade e estabilidade

Linux 6.17 traz suporte otimizado para chips da AMD e Intel, ajustes em sistemas de arquivos e avanços em Macs com chip M1 e M2

27

Linux – O lançamento do Linux 6.17 foi anunciado no último domingo (28) por Linus Torvalds, criador do sistema operacional gratuito. A nova edição não traz mudanças radicais, mas chega com uma série de aprimoramentos em compatibilidade e estabilidade que beneficiam diferentes plataformas, incluindo processadores AMD, Intel e até Macs com chip Apple Silicon.

Anunciado dois meses após o Linux 6.16, o kernel 6.17 reforça a ideia de continuidade no desenvolvimento. “Nenhuma grande surpresa na semana passada, então aqui estamos nós, com o kernel 6.17 lançado e pronto para uso. (…) Não é empolgante, o que é ótimo. Acho que o maior patch disponível são correções para travamento de alguns conflitos de Bluetooth que poderiam causar situações de ‘use after free’”, disse Torvalds.

LEIA: “Só eu que não sou promovido?”: saiba o que é a disforia de carreira

Além dessas correções, o líder do projeto apontou ajustes em drivers de GPU, rede e gerenciamento de memória, além de pequenas melhorias em outros componentes do sistema.

Destaques do Linux 6.17

Apesar de não revolucionar o sistema, a nova versão traz avanços importantes:

• AMD: suporte ao driver Hardware Feedback Interface (HFI), que otimiza a distribuição de tarefas entre núcleos Ryzen, e à função SmartMux, que melhora a alternância entre GPU integrada e dedicada.
• Intel: manutenção do suporte a múltiplos núcleos de CPU sempre ativo, avanços no driver de webcam IPU7 e suporte a notebooks com futuros chips Panther Lake (linha Core Ultra).
• Sistemas de arquivos: melhorias na alocação de blocos em partições EXT4 e suporte aprimorado ao Btrfs.
• Outros recursos: suporte inicial aos codecs HEVC (H.265) e VP9 no decodificador Qualcomm Iris, compatibilidade melhorada em Macs com chip M1 e M2 e novos recursos para a Touch Bar de MacBooks Pro com processador Intel.

Como atualizar para o Linux 6.17

O kernel já está disponível para download no site oficial do Linux, mas a instalação requer conhecimentos avançados para compilação e atualização manual. Para a maioria dos usuários, a recomendação é aguardar a liberação oficial pelos desenvolvedores das distribuições, que costumam adotar a versão mais adequada e estável para seus sistemas.

(Com informações de Tecnoblog)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Posts relacionados

TI

IA expõe vulnerabilidades em sistemas de biossegurança e preocupa indústria

Uso de inteligência artificial pode abrir brechas em sistemas de biossegurança e...

Cirurgia com robôs para câncer de próstata será oferecida pelo SUS

Prostatectomia radical assistida por robô deve estar disponível em até seis meses...

TI

Uso de IA na área fiscal vira vantagem competitiva para empresas

Pesquisa revela tendência de adoção da tecnologia para automatizar processos e reduzir...

TI

Empresas de tecnologia ampliam ações para inclusão de mulheres

Companhias têm implementado programas que vão de meta de recrutamento de mulheres...