Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Programa estadual forma 44 profissionais de TI no MS
TI

Programa estadual forma 44 profissionais de TI no MS

Formação gratuita atende demanda do mercado e reúne alunos de diversas idades e cidades do estado

222

Programa estadual – Quarenta e quatro alunos concluíram nesta sexta-feira (25) o curso técnico em desenvolvimento de sistemas oferecido pelo programa Voucher Desenvolvedor, iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul em parceria com o Senac-MS. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no Senac Hub Academy, em Campo Grande, reunindo estudantes de 12 turmas diferentes.

O programa é uma resposta à crescente necessidade por profissionais de tecnologia da informação no estado e conta com o apoio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e da SED (Secretaria de Estado de Educação). Com 1.000 horas de formação, o curso é gratuito e prioriza alunos da rede pública.

LEIA: O que falta para o Brasil unificar os dados de saúde da população?

Além da capital, cidades como Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã também participam da iniciativa. Na semana anterior, 15 estudantes concluíram o curso em Corumbá. Ao todo, foram disponibilizadas 500 vagas, com previsão de formação entre 250 e 300 alunos até meados de 2026.

A turma reúne perfis diversos. Maria Lourdes Rodrigues, de 65 anos, é uma das formandas. Administradora aposentada, decidiu buscar novos caminhos na área de tecnologia. “Essa é a oportunidade que eu não podia perder. Encarei os desafios e tô aqui”, afirmou, entusiasmada com a ideia de seguir nos estudos e empreender na área.

Também presente na cerimônia, o jovem Ricardo Sousa Silva, de 17 anos, ainda cursa o Ensino Médio e já se prepara para o mercado. Incentivado por um professor, ele se interessou pela formação e pretende atuar com logística e gestão.

“O diferencial do Senac são as competições e o ambiente que simula o dia a dia de trabalho, inspirado nas empresas. A ideia é formar profissionais prontos para o mercado e também para empreender”, destacou.

Segundo o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Sena, a criação do programa foi pautada pela escuta ao setor produtivo. “Nós ouvimos o mercado e o mercado apontou para a gente que esse profissional, o analista, o desenvolvedor de sistemas, era um dos que mais estava sendo demandado e tinha uma lacuna de formação nessa área do Mato Grosso do Sul”, afirmou.

“Uma das áreas que mais empregam na atualidade, que é a área de tecnologia da informação, com oportunidades que não têm barreiras geográficas, a gente sabe que todo mundo pode trabalhar de qualquer lugar para qualquer lugar’’, destaca a diretora regional do Senac-MS, Jordana Duenha. Ela destacou ainda que há dezenas de vagas abertas na semana da formatura e que as turmas em andamento continuam até 2026.

Com forte adesão e resultados promissores, o Voucher Desenvolvedor se consolida como uma ferramenta estratégica para qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho digital em Mato Grosso do Sul.

(Com informações de Campo Grande News)
(Foto: Reprodução/Freepik/mrhamster)

Posts relacionados

Vendas da Tesla na Califórnia podem ser suspensas por marketing enganoso

Órgão regulado do estado acolheu recomendação disciplinar contra a montadora de Elon...

Invasão hacker expõe esquema de contas falsas para promover produtos no TikTok

Ataque acessou celulares da Doublespeed, que utiliza personagens criados por inteligência artificial...

TI

Saiba os cinco golpes digitais mais comuns no fim de ano e como se proteger

Criminosos usam engenharia social e senso de urgência para roubar dados e...

TI

Ataques de ransomware caem, mas roubo de dados e estresse avançam no setor

Relatório mostra queda histórica na criptografia de dados, enquanto impactos emocionais e...