Programa estadual – Quarenta e quatro alunos concluíram nesta sexta-feira (25) o curso técnico em desenvolvimento de sistemas oferecido pelo programa Voucher Desenvolvedor, iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul em parceria com o Senac-MS. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no Senac Hub Academy, em Campo Grande, reunindo estudantes de 12 turmas diferentes.
O programa é uma resposta à crescente necessidade por profissionais de tecnologia da informação no estado e conta com o apoio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e da SED (Secretaria de Estado de Educação). Com 1.000 horas de formação, o curso é gratuito e prioriza alunos da rede pública.
LEIA: O que falta para o Brasil unificar os dados de saúde da população?
Além da capital, cidades como Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã também participam da iniciativa. Na semana anterior, 15 estudantes concluíram o curso em Corumbá. Ao todo, foram disponibilizadas 500 vagas, com previsão de formação entre 250 e 300 alunos até meados de 2026.
A turma reúne perfis diversos. Maria Lourdes Rodrigues, de 65 anos, é uma das formandas. Administradora aposentada, decidiu buscar novos caminhos na área de tecnologia. “Essa é a oportunidade que eu não podia perder. Encarei os desafios e tô aqui”, afirmou, entusiasmada com a ideia de seguir nos estudos e empreender na área.
Também presente na cerimônia, o jovem Ricardo Sousa Silva, de 17 anos, ainda cursa o Ensino Médio e já se prepara para o mercado. Incentivado por um professor, ele se interessou pela formação e pretende atuar com logística e gestão.
“O diferencial do Senac são as competições e o ambiente que simula o dia a dia de trabalho, inspirado nas empresas. A ideia é formar profissionais prontos para o mercado e também para empreender”, destacou.
Segundo o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Sena, a criação do programa foi pautada pela escuta ao setor produtivo. “Nós ouvimos o mercado e o mercado apontou para a gente que esse profissional, o analista, o desenvolvedor de sistemas, era um dos que mais estava sendo demandado e tinha uma lacuna de formação nessa área do Mato Grosso do Sul”, afirmou.
“Uma das áreas que mais empregam na atualidade, que é a área de tecnologia da informação, com oportunidades que não têm barreiras geográficas, a gente sabe que todo mundo pode trabalhar de qualquer lugar para qualquer lugar’’, destaca a diretora regional do Senac-MS, Jordana Duenha. Ela destacou ainda que há dezenas de vagas abertas na semana da formatura e que as turmas em andamento continuam até 2026.
Com forte adesão e resultados promissores, o Voucher Desenvolvedor se consolida como uma ferramenta estratégica para qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho digital em Mato Grosso do Sul.
(Com informações de Campo Grande News)
(Foto: Reprodução/Freepik/mrhamster)