Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Satélite militar espanhol sai de operação após colisão no espaço
Notícias

Satélite militar espanhol sai de operação após colisão no espaço

Equipamento avaliado em 2 bilhões de euros foi atingido por uma partícula durante deslocamento para a órbita geoestacionária

16

Satélite – O satélite de comunicações militares SpainSat NG-2, integrante de um sistema estratégico europeu, sofreu uma colisão no espaço durante sua trajetória rumo à órbita final e pode estar fora de operação. Avaliado em cerca de 2 bilhões de euros, o equipamento teve o contato comprometido após ser atingido por uma “partícula espacial”.

A informação foi confirmada em comunicado do Grupo Indra, principal acionista da operadora Hisdesat, responsável pelo sistema. Segundo a empresa, o impacto ocorreu quando o satélite estava a aproximadamente 50 mil quilômetros de altitude, acima da órbita geoestacionária, que fica a cerca de 36 mil quilômetros da Terra.

LEIA: Por que aviões ainda operam com sistemas e tecnologias dos anos 90

O SpainSat NG-2 foi lançado em 23 de outubro do ano passado por um foguete Falcon 9, da SpaceX, a partir da Flórida. Ele fazia parte de uma constelação composta por dois satélites — o outro, SpainSat NG-1, foi lançado em janeiro — com a missão de fornecer comunicações seguras ao Ministério da Defesa da Espanha. Ambos os equipamentos foram desenvolvidos pela Airbus.

Após o lançamento, o NG-2 estava em uma fase de transferência gradual até sua posição definitiva quando ocorreu o incidente. A Hisdesat informou que acionou imediatamente um plano de contingência para evitar impactos nos serviços prestados ao governo espanhol e a outros clientes.

Apesar disso, a empresa não revelou o paradeiro atual do satélite nem detalhou a natureza da partícula envolvida na colisão, termo geralmente associado a detritos espaciais ou micrometeoroides.

Equipes técnicas analisam os dados disponíveis para avaliar os danos. O Grupo Indra afirmou que, caso seja necessário, o satélite será substituído no menor prazo possível, sem informar custos ou cronograma. O episódio reforça os riscos associados ao crescente congestionamento do ambiente orbital para ativos espaciais de alto valor estratégico.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

China cria máquina que gera 1.900 vezes a gravidade da Terra para simular desastres

Nova centrífuga permite reproduzir em laboratório fenômenos como terremotos e rompimentos de...

Teste com robô armado expõe falha de segurança em sistemas de IA

Mudança em comando fez com que robô ignorasse protocolos de segurança e...

Folha de espinafre vira base para coração humano produzido em laboratório

Estrutura natural da planta parecida com rede de veias humanas permitiu a...

Caso de carro elétrico que atropelou crianças é julgado na Inglaterra

Acidente ocorreu em 2022, envolveu um Volkswagen ID.4 e deixou uma criança...