Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Setor tecnológico nacional pode sofrer em disputa tarifária com EUA
TI

Setor tecnológico nacional pode sofrer em disputa tarifária com EUA

Disputa pode afetar ampliação da infraestrutura tecnológica, incluindo máquinas, softwares e centros de processamento de dados, os Data Centers

11

Setor tecnológico – Uma possível retaliação do governo brasileiro às tarifas de 50% anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode afetar significativamente o setor de tecnologia nacional. A avaliação é de executivos do segmento, que destacam a forte dependência do Brasil em relação a investimentos externos e produtos importados, em especial os norte-americanos, fruto da ausência de uma política industrial nacional de tecnologia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que pretende buscar uma solução negociada com os Estados Unidos. Caso não haja acordo, o país pode recorrer à Lei de Reciprocidade como forma de resposta à taxação unilateral imposta por Washington.

LEIA: INSS muda regras para concessão do salário-maternidade para autônomas

Para representantes da área de tecnologia, a reação do Brasil pode gerar efeitos mais profundos no mercado nacional do que a própria decisão americana. “O Brasil não é um grande exportador de equipamentos de tecnologia, mas sim um grande importador”, afirma Alberto Pittigliani Jr, diretor de operação da Quantum13, empresa especializada em sistemas digitais.

“Se o Brasil retaliar com um aumento de tarifas similar , isso vai aumentar muito o custo para as empresas brasileiras”, alerta Pittigliani. Ele também ressalta que setores mais consolidados, como o agronegócio e a indústria, dependem diretamente de soluções tecnológicas para operarem.

A ampliação da infraestrutura tecnológica, incluindo máquinas, softwares e centros de processamento de dados, também seria prejudicada. Quem aponta esse risco é Alessandro Lombardi, CEO da Elea Data Centers.

Lombardi defende que, nas tratativas com os EUA, o Brasil deveria considerar uma redução nas tarifas de importação — proposta que já está contemplada no Plano Nacional de Data Centers, conhecido como Redata, apresentado em maio pelo governo federal. “Sobre equipamento de informática, o Brasil cobra dos Estados Unidos 52,7% de imposto. Então, o Redata já é uma solução pronta”, diz o executivo.

(Com informações de Valor Econômico)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Posts relacionados

Com foco em IA, BNDES já aprovou R$ 1 bilhão para projetos de tecnologia

Investimentos estão concentrados em soluções em IA, fabricantes de hardware e infraestrutura...

Explosão de conteúdo de abuso infantil gerado por IA gera apreensão

Organizações alertam para avanço do conteúdo em 2025 e reforçam dificuldades enfrentadas...

Semana da Tecnologia em MS oferece oficinas e palestras; saiba

Evento começa nesta segunda (14) em Campo Grande e contará com cursos...

TI

Supercomputador brasileiro ganha upgrade e suporte à IA

Equipamento batizado de “Santos Dumont” recebe nova estrutura e amplia potência em...