Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Supercomputador brasileiro ganha upgrade e suporte à IA
TI

Supercomputador brasileiro ganha upgrade e suporte à IA

Equipamento batizado de “Santos Dumont” recebe nova estrutura e amplia potência em mais de 500% em relação à configuração original

166

IA – O Santos Dumont, supercomputador operado pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) no Rio de Janeiro, recebeu uma atualização que elevou sua capacidade para 18,85 petaflops, um crescimento de cerca de 575% em relação à configuração original de 2015.

A modernização integra equipamentos das marcas Nvidia, Intel e AMD, e faz parte das iniciativas previstas no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que prevê investimentos na ordem de R$ 23 bilhões entre 2024 e 2028.

LEIA: Navegador da OpenAI deve estrear em breve e concorrer com Chrome

O supercomputador foi reestruturado em cinco partições, todas baseadas na arquitetura BullSequena XH3000, da Eviden, interligadas por uma rede Nvidia Infiniband NDR de 400 Gb/s.

Os componentes incluem:

– Partição 1: 62 blades com processadores Intel Xeon Scalable de 4ª geração e quatro GPUs Nvidia H100 por blade
– Partição 2: 20 blades com dois processadores AMD EPYC 9684X por nó
– Partição 3: 36 blades com quatro superchips Nvidia Grace Hopper por blade
– Partição 4: 6 blades com dois APUs AMD Instinct MI300A por nó
– Nó adicional: 4 nós equipados com CPU Nvidia Grace Superchip

Sustentabilidade energética

Grande parte dos novos nós está instalada em racks que ocupam mais de 7m² e utilizam sistema de resfriamento líquido, capaz de capturar mais de 98% do calor gerado, segundo a Eviden.

Esse sistema representa uma elevação significativa na eficiência térmica em relação à configuração anterior, que dissipava cerca de 80% do calor via água comum.

Segundo o presidente do LNCC, Fábio Borges, a atualização não apenas aumenta a performance do Santos Dumont, mas também amplia sua robustez para cálculos intensivos em IA, acelerando a capacidade de processamento dedicada à pesquisa.

A modernização do supercomputador Santos Dumont está alinhada ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que prevê investimentos até 2028. A nova estrutura foi projetada para atender demandas em pesquisas científicas e aplicações em inteligência artificial.

(Com informações de Tecnoblog)
(Foto: Reprodução/Gov.br)

Posts relacionados

Concentração de data centers em poucas cidades preocupa Anatel

Presidente da agência defende a dispersão da infraestrutura digital para reduzir vulnerabilidades...

Contrato entre Brasil e Amazon para armazenamento de dados gera preocupação

Segundo o portal The Intercept Brasil, GSI estaria próximo de contratar a...

Falha em software da Oracle expõe Harvard a ataque hacker

Falha permitia o acesso remoto ao sistema sem autenticação, expondo dados sensíveis...

TI

Aplicativo de mensagens indiano desafia liderança do WhatsApp

Impulsionado por campanha do governo, Arattai conquistou milhões de novos usuários na...