Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] I CNPJ: 15.579.279/0001-87
Home TI Viagens no Mercosul não terão mais cobrança de roaming
TI

Viagens no Mercosul não terão mais cobrança de roaming

Medida elimina tarifas extras de celular em viagens à Argentina, Paraguai e Uruguai e entra em vigor em até 90 dias

241

Mercosul – O Senado aprovou, na quarta-feira (20), o fim da cobrança de roaming internacional entre os países do Mercosul. A decisão elimina as tarifas extras cobradas atualmente quando brasileiros utilizam serviços de telefonia móvel em viagens à Argentina, Paraguai ou Uruguai. A medida deve beneficiar, principalmente, turistas e moradores de regiões de fronteira.

A mudança foi confirmada com a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 159/2022, que consolida a adesão do Brasil ao acordo já firmado pelos demais integrantes do bloco. O texto já havia passado pela Câmara dos Deputados e agora segue para promulgação.

LEIA: Novo ChatGPT gera onda de reclamações de usuários que ‘perderam um amigo’

Atualmente, o roaming internacional permite que o usuário siga usando seu celular fora do país de origem, mas com cobrança de taxas adicionais por ligações, mensagens e acesso à internet.

Com o novo acordo, essas cobranças deixam de existir dentro do Mercosul. Isso significa que brasileiros em viagem poderão usar o celular nos países vizinhos pagando os mesmos valores praticados pelas operadoras no território nacional. A regra também se aplica aos estrangeiros que visitarem o Brasil.

Compromissos das operadoras

Além de unificar as tarifas, o decreto determina que as prestadoras adotem medidas para dar mais clareza aos consumidores sobre os valores cobrados e reduzir obstáculos ao uso de alternativas ao roaming. Também está prevista a criação de mecanismos para resolver possíveis disputas entre empresas, garantindo qualidade equivalente no serviço oferecido tanto a moradores quanto a visitantes.

Como se trata de um decreto legislativo, não há necessidade de sanção presidencial. Após a promulgação e a publicação no Diário Oficial da União, o fim da cobrança do roaming no Mercosul entrará em vigor 90 dias depois.

(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Reprodução/Freepik/Undrey)

Posts relacionados

EUA mudam estratégia de cibersegurança com foco em IA e ataques preventivos

Documento estabelece doutrina que prevê retaliações proativas fora do ambiente digital contra...

Avanço da IA generativa muda lógica do mercado de software corporativo

Ferramentas de IA generativa têm reduzido o custo de desenvolvimento e levando...

TI

Nova tecnologia no SUS reduz em anos a espera por diagnóstico de doenças raras

Parceria entre laboratórios da Fiocruz e do INC implementa tecnologia de medicina...

TI

Logística aposta em IA e automação com robôs para remodelar setor no Brasil

Levantamento sobre inovação nas cadeias de suprimento destaca avanço da automação, da...