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Celular, IA e redes sociais moldam novo comportamento de compra no Brasil

Estudo revela também que consumidores estão mais abertos ao uso de inteligência artificial na jornada de compra, apesar de ainda haver desconfiança

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Comportamento de compra – Uma pesquisa realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box revelou que 56% dos brasileiros preferem fazer compras online durante a noite ou madrugada, um crescimento de 17 pontos percentuais em relação a 2024. O levantamento, que ouviu 2 mil pessoas, também mostrou que 88% dos consumidores ainda optam pela internet como canal principal para adquirir produtos.

A busca pelo melhor preço continua sendo uma prioridade: 59% dos entrevistados disseram recorrer ao Google para comparar valores. Quando encontram a oferta ideal, a maioria escolhe pagar com cartão de crédito parcelado. De acordo com Mahara Scholz, head de receita da Octadesk, o e-commerce foi impulsionado pela pandemia de covid-19.

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“Durante o período em casa, as pessoas aprenderam a comprar mais online e, mesmo com a volta do presencial, os números continuaram altos”, afirmou. Segundo ela, o aumento das compras em horários noturnos se deve à rotina diária e à tranquilidade desses períodos.

O celular é o dispositivo favorito para compras: oito em cada dez brasileiros fazem suas aquisições por ele. O aparelho também lidera no atendimento ao consumidor, 37% dos entrevistados disseram preferir o WhatsApp para esse tipo de contato.

Inteligência artificial influencia decisões de compra

O uso da inteligência artificial (IA) vem crescendo e impactando tanto lojistas quanto consumidores. Com o aumento das compras fora do horário comercial, ferramentas como chatbots se tornaram essenciais. O levantamento indica que 86% dos consumidores já foram atendidos por IA, embora apenas 22% tenham avaliado a experiência de forma positiva.

Para Scholz, o problema está na má aplicação da tecnologia. “Quando bem executada, o cliente sequer nota que está falando com um robô”, afirma. Mesmo assim, 39% dos entrevistados reconhecem que a IA melhora a experiência de compra, principalmente pela personalização, que influencia diretamente no consumo. Segundo a pesquisa, 26% dos entrevistados já compraram produtos sugeridos pela IA e 42% disseram que estariam mais inclinados a comprar com sua ajuda.

Por outro lado, 46% ainda não se sentem atraídos por essa jornada personalizada, e 23% relatam insegurança ao perceberem que a descrição do produto foi gerada por IA.

Rodrigo Ricco, diretor geral da Octadesk, acredita que a inteligência artificial é um diferencial quando bem utilizada. “O consumidor pode até não confiar plenamente hoje, mas espera ser compreendido e atendido com precisão, seja por humanos ou algoritmos”, afirmou.

O estudo mostra também que o uso da IA não se limita às marcas: 26% dos consumidores disseram utilizar ferramentas como o ChatGPT e o Gemini para fazer pesquisas de preço.

Redes sociais e condições de pagamento impulsionam vendas

O levantamento ainda indica que as redes sociais têm papel relevante nas decisões de compra. O Instagram foi responsável por influenciar 55% dos entrevistados a adquirir algum produto, seguido pelo Facebook (31%) e YouTube (30%).

Outros fatores que motivam a compra incluem frete grátis (72%), prazo de entrega (46%), cupons de desconto (42%) e promoções (60%).

No momento do pagamento, o cartão de crédito parcelado é a forma mais comum, seguido pelo Pix (22%) e pelo pagamento à vista no cartão de crédito (15%).

(Com informações de Forbes Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik/EyeEm)

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