Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI IA deve afetar 1 em cada 4 empregos, projeta OIT; saiba quais
TI

IA deve afetar 1 em cada 4 empregos, projeta OIT; saiba quais

Segundo levantamento, cerca de 25% dos empregos devem sofrer mudanças devido a inteligência artificial generativa

14

Empregos – Um levantamento realizado pela OIT em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa da Polônia (NASK) aponta que 25% dos empregos no planeta estão sujeitos a mudanças significativas impulsionadas pela inteligência artificial generativa.

O documento “IA Generativa e Empregos: Um Índice Global Refinado de Exposição Ocupacional” apresenta uma análise aprofundada sobre como essa tecnologia pode alterar o mercado de trabalho mundial.

LEIA: FBI alerta usuários de Android e iOS sobre novo golpe usando IA

A pesquisa classificou as profissões em quatro níveis, considerando o grau de exposição e o risco de substituição pela IA. Os dados indicam que apenas 3,3% dos empregos globais se encontram na categoria de maior vulnerabilidade (Gradiente 4).

• Gradiente 1: A maior parte das funções tem baixa probabilidade de automação, mas algumas atividades podem ser impactadas. (Ex.: psicólogos, advogados e fotógrafos)
• Gradiente 2: O trabalho apresenta um equilíbrio entre tarefas passíveis ou não de automação. (Ex.: varejistas, engenheiros eletrônicos e profissionais de comunicação)
• Gradiente 3: Grande parte das atividades tem alto potencial de automação, mas ainda há diversidade entre elas. (Ex.: economistas, tradutores e repórteres)
• Gradiente 4: Quase todas as funções correm elevado risco de serem automatizadas, com pouca variação. (Ex.: analistas financeiros, digitadores e desenvolvedores web)

O estudo utilizou um sistema polonês de classificação profissional, abrangendo quase 30 mil tarefas distintas. Primeiro, a IA analisou essas atividades; em seguida, 1.640 trabalhadores avaliaram quais delas poderiam ser automatizadas.

Especialistas revisaram os dados e criaram um banco de informações com pontuações para diferentes tarefas. Com base nisso, desenvolveram um assistente de IA capaz de estimar o risco de automação em outras funções, priorizando a realidade do cotidiano profissional em vez de focar apenas nos aspectos técnicos.

Apesar de 25% dos empregos estarem potencialmente expostos à IA generativa, o relatório ressalta que o efeito mais provável é a adaptação dessas funções, e não necessariamente a eliminação de postos de trabalho.

De acordo com a pesquisa, a maioria das ocupações envolve tarefas que ainda demandam participação humana, mesmo que algumas possam ser otimizadas com o auxílio da inteligência artificial.

O estudo também revela disparidades na exposição à IA generativa entre gêneros e níveis de renda dos países. Em economias desenvolvidas, aproximadamente 10% das mulheres exercem profissões com alto risco de automação, contra 3,5% dos homens.

Globalmente, 4,7% das mulheres e 2,4% dos homens estão em empregos com maior chance de serem afetados pela IA. Cargos administrativos e de escritório são os mais suscetíveis, pois muitas de suas tarefas podem ser executadas pela tecnologia.

Além disso, profissões que dependem intensamente de ferramentas tecnológicas — como mídia, programação e finanças — também enfrentam riscos elevados, já que a IA está se tornando cada vez mais capacitada para realizar funções especializadas.

(Com informações de g1)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

TI

“Caixa-preta” da IA desafia confiança em sistemas inteligentes

Falta de transparência nos processos de inteligência artificial gera preocupações sobre segurança,...

TI

Pesquisadores desenvolvem interface que converte pensamentos em fala

Tecnologia em fase de testes pode restaurar a comunicação de pessoas que...

TI

Inteligência Artificial aberta impulsiona economia de forma positiva

Pesquisa da Linux Foundation aponta que a inteligência artificial aberta pode fomentar...

TI

IA de startup francesa gera conteúdo perigoso em 68% dos testes

Pesquisa mostrou que sistemas multimodais Mistral foram facilmente manipulados para produzir respostas...