Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Novo guia ensina servidores públicos a usar inteligência artificial
TI

Novo guia ensina servidores públicos a usar inteligência artificial

Publicação busca orientar uso das ferramentas para obter respostas úteis, seguras e éticas

7

Inteligência artificial – O governo federal divulgou o Guia Prático de Prompt e Pesquisa com IA para Servidores Públicos, material que ensina como elaborar instruções claras e eficazes para o uso de ferramentas de inteligência artificial generativa. A iniciativa foi desenvolvida pelo Ministério da Gestão, dentro do programa AMPLIA, que tem como objetivo expandir o uso responsável da tecnologia no setor público.

O documento orienta servidores sobre a formulação de prompts, instruções que direcionam os modelos de IA, de maneira clara, contextual e objetiva, a fim de garantir respostas mais úteis, seguras e éticas. A publicação dá continuidade ao trabalho do Núcleo de Inteligência Artificial do governo, que já havia lançado, no início do ano, a Cartilha de IA Generativa no Serviço Público.

LEIA: Apps e jogos terão classificação indicativa com faixa etária a partir de 6 anos

“Nosso foco principal é orientar os servidores públicos, mas é claro que as duas publicações podem ser utilizadas por qualquer pessoa que considere o tema relevante para a sua atividade”, afirmou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

Segundo ele, elaborar boas instruções é essencial para a qualidade das respostas obtidas com a tecnologia. “Ao construir boas instruções para as diversas soluções disponíveis, fica mais fácil a obtenção de respostas úteis, éticas e seguras”, disse.

O objetivo do guia é simplificar o uso da inteligência artificial na administração pública, ajudando servidores a otimizar processos, aprimorar a tomada de decisões e melhorar o atendimento ao cidadão.

Na prática, o material explica que um prompt deve funcionar como um ponto de partida que orienta a IA, deixando claras as expectativas sobre o tipo de resposta esperada. Além de apresentar exemplos e boas práticas, o guia também trata de segurança, ética e transparência no uso da tecnologia, temas centrais da estratégia do governo para promover a adoção responsável e segura da IA no setor público.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Posts relacionados

TI

Conheça as conquistas brasileiras no Dia da Ciência e Tecnologia

Do voo do 14-Bis à modernização da agricultura, país marca a data...

TI

ChatGPT para maiores: OpenAI anuncia versão erótica do chatbot

CEO da empresa admitiu que tornou ChatGPT “menos agradável” por segurança, mas...

Criminosos usam falsa vaga no Google para invadir sistemas corporativos

Mensagem direciona vítimas a uma plataforma falsa de videochamada que solicita credenciais

TI

Vírus se espalha pelo WhatsApp e rouba dados bancários de brasileiros

Malware se disfarça em arquivos ZIP e, antes de infectar dispositivo, verifica...