Riscos tecnológicos – Os ataques cibernéticos e os incidentes provocados pela tecnologia devem figurar entre as principais preocupações das multinacionais nos próximos cinco anos. É o que aponta um estudo da Howden, que identificou os riscos tecnológicos como temas centrais para empresas globais no período entre 2025 e 2030.
De acordo com o levantamento, os ataques cibernéticos ocupam a primeira posição no ranking de riscos, sendo mencionados por 49,6% dos executivos entrevistados. Já os incidentes tecnológicos aparecem em terceiro lugar, citados por 36,4% dos participantes da pesquisa.
LEIA: Golpistas clonam site da FIFA para venda falsa de ingressos para jogos do Brasil
Os dados fazem parte do estudo “Stepping up: Political risk insurance in a volatile world”, realizado com cerca de 500 executivos seniores das áreas de risco e tesouraria de empresas dos Estados Unidos, Reino Unido e França. Todas as companhias participantes possuem faturamento superior a US$ 1 bilhão.
Na comparação com o período de 2020 a 2025, a preocupação com ataques cibernéticos registrou crescimento de 35%. Já os incidentes provocados pela tecnologia apresentaram alta de 74%, o maior avanço entre todos os riscos avaliados ao longo da década.
Segundo a pesquisa, a expansão da inteligência artificial generativa está entre os fatores que ajudam a explicar o avanço dos incidentes tecnológicos. O estudo destaca que a adoção em larga escala dessas ferramentas amplia tanto o potencial de transformação quanto os desafios relacionados ao uso da tecnologia.
O aumento da preocupação com os riscos cibernéticos também acompanha o avanço da digitalização e da interconexão no ambiente corporativo global, cenário que amplia a exposição das empresas a ameaças digitais.
“Riscos tecnológicos e cibernéticos estão deixando de ser temas isolados e passando a influenciar diretamente a operação e a estratégia das multinacionais, em um ambiente cada vez mais digital e interconectado. Isso exige uma abordagem mais integrada de gestão de riscos”, afirma Marta Schuh.
(Com informações de TI Inside)
(Foto: Reprodução/Magnific/DC Studio)